Com 35 espetáculos na mostra oficial, o Festival de Curitiba, um dos mais importantes eventos de teatro do País, acontece entre os dias 23 de março e 13 de abril na capital paranaense, com expectativa de receber até 300 mil pessoas. Entre os destaques da mostra estão cinco peças estrangeiras, sete estreias nacionais e homenagens aos 450 anos de nascimento de William Shakespeare. Marcada pela diversidade de gêneros e linguagens, a 23ª edição do festival tem curadoria de Celso Curi, Tânia Brandão e Lucia Camargo e orçamento total de R$ 6,5 milhões.
Entre as atrações internacionais estão Sonata de Outono, texto de Ingmar Bergman montada pelo renomado diretor argentino Daniel Veronese – velho conhecido dos brasileiros –, e The Rape of Lucrece da Royal Shakespeare Company – montado há dois anos no festival de teatro de Edimburgo. O trabalho chileno El Hombre Venido de Ninguna Parte é outro bastante aguardado.
O festival apresenta ainda a peça que marca a volta de Ney Latorraca aos palcos, Entredentes, com direção de Gerald Thomas, e outros trabalhos destacados como Conselho de Classe, da Cia. dos Atores, Cais ou a Indiferença das Embarcações e Otelo (outro texto de Shakespeare). A obra Ricardo III é a única que está na mostra com duas montagens, de Marcelo Lazzaratto e Sérgio Módena, e velhos frequentadores dos palcos de Curitiba, como a Cia. Armazem e o Grupo Balcão, voltam à programação.
Os globais Reynaldo Gianecchini e Maria Fernanda Cândido representam o lado mais comercial do evento, com a peça A Toca do Coelho, enquanto Rózà – criada a partir de cartas escritas por Rosa Luxemburgo – trazem um caráter multimídia ao festival. A programação completa, informações sobre ingressos e locais dos espetáculos podem ser vistos no site oficial da mostra.
Deixe um comentário