A revista americana Time divulgou nesta segunda-feira (24) uma lista com os 50 melhores sites do ano de 2009. Entre eles estão conhecidos e já muito usados, como o Google, a enciclopédia virtual Wikipedia e o YouTube, além da recente febre da rede, o microblog Twitter. Porém, existem muitos outros pouco conhecidos do público brasileiro e que vale a pena fuçar.
[nggallery id=14588]
O grande campeão do ano na opinião da Time é o Flickr , uma espécie de rede social de compartilhamento de fotos. Com um acervo de mais de 3 bilhões de fotos até o momento, todas de uploads de usuários, é possível que todos tenham aceso ao interminável banco de dados fotográfico do site.
Entre alguns outros que valem a pena está o hulu.com, site que disponibiliza diversos filmes e programas de TV gratuitamente. O interessante é que a iniciativa não é de um pirateador, e sim de uma parceria da NBC, Fox e Hollywood, que com a criação ainda conseguem ter o controle do que é veiculado e evitam a ação dos piratas. Pode-se dizer que são “tubarões”, mas com uma mentalidade moderna e que protege o conteúdo. Interessante.
No quesito música, outro site interessante é o lastfm, que já existe em versão brasileira (lastfm.com.br). Nele é possível que o usuário, além de escutar suas bandas prediletas, ainda explore e conheça um extenso repertório de grupos. Ao selecionar um artista ou banda, o site já disponibiliza para você alguns outros com um mesmo estilo musical. Algo muito parecido com o que fazia o cultuado site Pandora, que também faz parte da lista de 50 mais do ano. Infelizmente, por problemas de direitos autorais, o Pandora só encontra-se disponível para usuários dos Estados Unidos.
Muitas coisas são interessantes e úteis no momento na rede, mas tudo muda muito rápido e o que é uma novidade genial hoje pode ser ultrapassado amanhã. Um exemplo disso é a lista dos cinco sites que se deve evitar na web. Entre eles está o Second Life, que surgiu não apenas como um jogo virtual, e sim uma extensão da vida real, onde seria possível inclusive faturar muito dinheiro. Há pouco tempo, era um fenômeno. Hoje, virou um engodo.
Novas ideias surgem de monte na web. O importante é aproveitar a praticidade que elas proporcionam, seja para entreter, trabalhar ou simplesmente passar o tempo. Mas, vale a dica: navegue com moderação.
Deixe um comentário