Tudo parado, lixo pelas ruas, dia de cão molhado em São Paulo

O dia virou noite ao meio dia. No começo da manhã, o tempo virou e, em poucos minutos, mais uma vez, São Paulo virou um caos.

Um caos, aliás, anunciado: com as ruas da cidade tomadas pelo lixo, depois que a Prefeitura cortou 20% do orçamento com a limpeza urbana, qualquer chuva mais forte entope os bueiros, os rios Tietê e Pinheiros transbordam e a maior cidade do país pára, literalmente. Desde 2004, isto não acontecia.

Bilhões foram gastos pelos vários governos nos últimos anos para limpar os principais rios da cidade, mas repetiram-se neste começo de setembro as mesmas cenas de quando eu cobri minhas primeiras enchentes em São Paulo, como repórter do antigo Estadão, faz mais de quarenta anos.

É como enxugar gelo: não adianta limpar e rebaixar a calha dos rios enquanto os esgotos e o lixo da cidade continuarem desaguando no Tietê e no Pinheiros, um problema que só se agrava quando chove.

Alegando queda na receita municipal, o prefeito Gilberto Kassab, do DEM, cortou em agosto R$ 22 milhões da verba destinada à limpeza pública e as empresas do setor já demitiram 1.500 funcionários.

Em consequência, também caiu Andréa Matarazzo, que já foi chamado de primeiro-ministro municipal. Responsável por manter a cidade limpa, ele pediu o boné na na semana passada.

Resultado: ao meio dia, havia mais de 50 pontos de alagamento e 130 quilômetros de vias congestionadas. Até o telefone dos bombeiros saiu do ar por quase uma hora. Foi outro dia de cão – cão molhado, diga-se – em São Paulo.

No momento em que escrevo, pouco depois do almoço, a chuva parou um pouco, mas promete voltar no final da tarde. Salve-se quem puder.

Em tempo: enquanto escrevia este texto, bem abrigado aqui em casa depois que virei um trabalhador doméstico, fiquei sabendo que o nosso Balaio foi indicado finalista, tanto pelo juri popular como pelo academico, em outro premio: o Top Blog, na categoria política.

São três finalistas e o vencedor será anunciado no próximo sábado. Antes, em agosto, o Balaio já havia sido indicado, em eleição direta, um dos dez finalistas na categoria blog do Premio Comunique-se.

Para quem só vai completar um ano de vida nesta sexta-feira, está bom demais. Devo isso aos leitores deste blog. Meu muito obrigado a todos.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.