22h – O deputado Mauricio Rands (PT-PE) falou ao site da Brasileiros, por telefone, enquanto se encontrava em visita à embaixada brasileira em Tegucigalpa.
[nggallery id=14555]
Ele e os outros cinco deputados brasileiros conversaram com o presidente deposto Manuel Zelaya por mais de uma hora, nesta tarde, dentro da embaixada brasileira cercada pelo exército de Honduras.
“Dissemos a ele que tínhamos obtido o compromisso das autoridades judiciais de que a embaixada não será invadida”, relatou Rands.
Perguntado se no diálogo com Zelaya eles haviam avançado em alguma solução para o impasse, Rands afirmou que “não somos mediadores, não viemos substituir a OEA”.
Rands contou que Zelaya não pretende fazer concessões aos golpistas, só sai da embaixada para retomar o poder.
Nesta sexta-feira (2), chega a Tegucigalpa a missão precursora que vai preparar o encontro dos chanceleres da próxima quarta-feira, com a provável presença do secretário-geral da OEA, José Miguel Insulza, que irá ficar convencido de que há clima para diálogo.
19h – A delegação formada por seis deputados federais brasileiros está, neste momento, visitando o presidente deposto Manuel Zelaya dentro da embaixada brasileira em Tegucigalpa, que continua cercada por soldados fortemente armados.
Os assessores dos parlamentares e o fotógrafo do Congresso brasileiro foram barrados, pois seus nomes não constavam da lista enviada pelas autoridades do Brasil.
Segundo Mauro Gusmão, assessor do deputado Mauricio Rands, a visita deverá durar mais ou menos uma hora. O embarque de volta ao Brasil está agendado para as 7 da manhã de sexta-feira.
Deixe um comentário