Muricy contra Muricy: quem vai ser primeiro tetracampeão?

Afunilou. Faltando 11 rodadas, do jeito que as coisas caminham na reta final do Brasileirão, tudo indica que um dos dois pode ser o primeiro tetracampeão consecutivo: o Muricy do Verdão ou o Tricolor montado pelo Muricy nos últimos quatro anos.

Sem tirar os méritos do Ricardo Gomes, que chegou desacreditado, pegou um time caindo pelas tabelas e hoje ostenta o melhor índice de aproveitamento, quase 70%, entre todos os técnicos do campeonato, o fato é que a disputa pelo título gira em torno do meu amigo Muricy Ramalho – o marrento treinador demitido pelo São Paulo ainda no primeiro turno do Brasileirão 2009 e agora na bica para ser campeão pelo Palmeiras.

Basta ver como os dois times jogam parecido, preocupando-se mais em não levar gols do que em marcar, arrancando vitórias quase sempre no sufoco.

Não por acaso, Palmeiras e São Paulo contam com as defesas menos vazadas do campeonato – 26 gols em 27 jogos – e seus ataques marcaram menos do que outros cinco times (Atlético Mineiro, Goiás, Internacional, Grêmio e até o Barueri).

A cinco pontos do Palmeiras (44 gols marcados), mas ainda o que tem mais chances de tirar o título do Verdão de Muricy, o São Paulo fez apenas 37 gols, dez a menos do que o Barueri, 12º colocado. Mas, também, com Washington e Borges, os bons caneleiros que jogam sem bola porque não sabem o que fazer com ela, vocês queriam o que?

O Palmeiras, que já tinha Diego Souza e Cleiton Xavier, dois craques de bola, trouxe de volta Wagner Love e descobriu na Rússia este Robert, que é bom jogador e artilheiro com estrela, de quem eu nunca havia ouvido falar.

E o São Paulo? Comprou alguns jogadores de baciada daquele Fluminense que já está praticamente rebaixado.

Aí está a grande diferença entre Palmeiras e São Paulo em 2009. Pelo andar da carruagem, é mais fácil Muricy se tornar o primeiro tetracampeão brasileiro consecutivo do que o São Paulo.

Lamento muito, caros amigos tricolores, mas são os fatos, não posso brigar com eles.

Mas é bom a porcada não cantar vitória antes da hora. Melhor do que ninguém, Muricy sabe que o São Paulo é um time de chegada, que não desiste nunca. Que o diga o Grêmio que, no ano passado, chegou a colocar 11 pontos na frente do São Paulo no começo do segundo turno e viu o Tricolor botar mais uma faixa de campeão no final.

Pelo que vi nas últimas rodadas, fora o meu São Paulo, só o Atlético Mineiro, que vem correndo por fora e jogando um belo futebol, ainda pode tirar o título inédito de Muricy e deixar o Palmeiras mais um ano na fila. Goiás e Internacional perderam o pique e o rumo.

No fim, vai dar mesmo Muricy contra Muricy. Façam suas apostas.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.