Contos de Ulysses Guimarães

Conhecido historicamente como Sr. Eleições Diretas, o deputado Ulysses Guimarães, desaparecido num desastre de helicóptero em 12 de outubro de 1992, na rota Paraty-São Paulo, havia tentado a carreira de contista na juventude. Por volta dos 20 anos de idade, cursando a Faculdade de Direito de São Paulo, escreveu ao menos três contos, reunidos sob o título Excursões pela Vaidade Humana. O material, garimpado pela jornalista Denise de Assis e publicado na Revista Brasileiros de outubro (15/10 nas bancas) está arquivado no Centro de Pesquisa de Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC), da Fundação Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro.
[nggallery id=14542]

Leia o conto Razões de um lampião.

TRECHO DO CONTO RAZÕES DE UM LAMPIÃO

“…Você não tem motivo para ficar agastado. A verdade é como o sol: não a olhamos sem fazer caretas. Depois, moços da sua idade, nem tripas possuem na cabeça, o que é mais grave. Aquelas ainda possuem certo valor nutritivo, emprestando alguma utilidade alimentar a muito cérebro…

O ar misterioso com que disse isso, espicaçou-me a curiosidade:

…Ora bolas! Se não há tripas, nem tampouco miolos, que diabo temos nós então na cabeça?

…Nada… Ela é oca, disse num sorriso alvar. Ou melhor, há nela uma porção de moinhos de vento… Você já ouviu dizer que mocidade é sinônimo de maluquice?… Mas abandonemos o terreno escorregadio das retaliações pessoais, como diria um deputado.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.