A exposição fotográfica A Humanidade em Guerra será aberta nesta quarta-feira (21), às 12 horas, em São Paulo, com imagens de conflitos do mundo atual e também do passado. Apresentada pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) em parceria com a Oboré Projetos Especiais e a Matilha Cultural, a mostra passou por mais de 50 países e fica na capital paulista até o dia 15 de novembro, com entrada franca.
[nggallery id=14533]
São mais de 150 anos de história, com registros de conflitos armados e suas consequências humanitárias, a dor de homens, mulheres e crianças em tempos de Guerra de Secessão nos Estados Unidos, conflitos armados atuais, como no Haiti, Líbano, Libéria e Afeganistão, além de regiões de violência armada, como a Colômbia. Imagens de James Nachtwey, Chris Morris, Ron Haviv e Franco Pagetti (VII Agency) estão na exposição, com produção fotográfica realizada entre 2008 e 2009.
A mostra faz parte da campanha mundial “Nosso mundo. Sua Ação” (www.ourworld-yourmove.org), da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, celebrando os 150 anos da Batalha de Soferino, conflito que deixou mais de 38 mil mortos na Itália e deu início ao movimento liderado por Henry Dunant. A campanha lembra também os 60 anos da assinatura das Convenções de Genebra.
A Humanidade em Guerra teve ótima repercussão em Brasília, antes de chegar a São Paulo. A mostra ficou de 21 de agosto até 13 de setembro na capital federal, onde recebeu quase 25 mil pessoas no Museu Nacional do Conjunto Cultural da República. Depois da capital paulista, a exposição segue para o Rio de Janeiro.
|
Deixe um comentário