Homem é o centro

A exposição Sistema Uniplanetário – In Memorian Galileu Galilei, do artista Alex Flemming, será aberta neste sábado (14 de novembro), na Pinacoteca do Estado, em São Paulo, dentro do Projeto Octágono Arte Contemporânea. A mostra fica na capital paulista até 3 de janeiro de 2010 e pode ser visitada de terça a domingo, das 10 às 18h, com entrada de R$ 6 (grátis aos sábados).
[nggallery id=14496]

A proposta de Flemming na exposição é inverter a teoria do heliocentrismo, ou seja, de que a terra gira em torno do sol, tese que Galileu Galilei provou ser verdadeira. Com curadoria de Ivo Mesquita, curador chefe da Pinacoteca, a mostra apresenta 50 globos, com tamanhos, velocidades e formas diferentes, que rodam em órbita sobre 50 vitrolas. Os globos estão distribuídos em todo o espaço do Octógono.

“Minha proposta é retratar uma visão de mundo ideal – e até certo ponto utópica – na qual todos os indivíduos deveriam viver em órbitas diferentes, mesmo que em velocidades e ritmos diversos, mas harmônicas entre si”, diz o artista brasileiro, radicado na Alemanha desde meados dos anos 1990.

Sistema Uniplanetário – In Memorian Galileu Galilei foi apresentada pela primeira vez em 2008, nas ruínas da Igreja St. Johannes Evangelist, em Berlim-Mitte, local de efervescência cultural e onde ficam as principais galerias e museus da cidade, um centro das artes plásticas na capital alemã.

NÃO PERCA!
Para saber mais sobre a exposição e sobre Alex Flemming, não perca a próxima edição da ARTE!Brasileiros, aqui no site da Brasileiros e nas principais bancas de São Paulo.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.