Bellucci é campeão da Copa Petrobras

Retrospectiva 2009 – o lado B da notícia

O site da Brasileiros acompanhou cada passo do mais novo nome do tênis nacional: Thomaz Bellucci. Na cobertura completa da Copa Petrobras, o tenista foi campeão em cima do equatoriano Nicolas Lapentti. Relembre mais um título na carreira do promissor atleta brasileiro.

Desde às 10 horas da manhã de um domingo ensolarado, o público lotava a quadra central da Sociedade Harmonia de Tênis. Às 11 horas, Thomaz Bellucci decidiria a Copa Petrobras de Tênis contra o equatoriano e ex-top 10 do mundo Nicolas Lapentti.

O equatoriano não trazia boas lembranças para Bellucci. Nas três partidas anteriores entre os dois, o brasileiro não havia vencido. A última foi pela Copa Davis, na qual Lapentti acabou com as chances brasileiras de chegar ao grupo principal do campeonato. Mas, em São Paulo, a historia seria diferente. Bellucci entrou no campeonato como cabeça de chave número 1 e grande favorito ao título.

Vindo de uma longa temporada em quadras rápidas, o brasileiro não entrou muito seguro no saibro do Harmonia inicialmente. Na primeira partida, sofreu para derrotar o também brasileiro João Souza. Na segunda rodada, o número 43 do ranking melhorou e não encontrou dificuldades para bater o mexicano Santiago Gonzalez. Nas quartas-de-final, ele teria o um grande desafio, o chileno Nicolás Massú. Na partida, Bellucci jogou o tênis que o levou a ser o melhor brasileiro na atualidade e atropelou Massú. Nas semifinais, enfrentou o espanhol David Marrero e, mais uma vez, levou a partida, com um tênis refinado.

A partida contra Lapentti poderia fechar com chave de ouro a melhor temporada da carreira de Bellucci. Com o equatoriano entalado na garganta, o brasileiro começou agressivo na partida. Lapentti, muito seguro, disputava ponto a ponto. Porém, com a partida empatada em 4/4, Bellucci ousou e quebrou o serviço de do equatoriano. Depois, foi só sacar para confirmar o primeiro set em 6/4.

Motivado, Bellucci entrou a todo vapor na segunda parcial e, logo no primeiro game, quebrou o serviço de Lapentti. Depois, continuou com um tênis consistente, mas, na hora decisiva, quando sacava em 4/3, teve seu serviço quebrado pelo adversário. O brasileiro não deixou o desânimo tomar conta e, com o apoio da torcida, quebrou novamente o saque de Lapentti já no game seguinte, confirmou o seu, fechou o set em 6/4, finalizou a partida em 1h e 33min e sagrou-se o campeão da Copa Petrobras de Tênis.

Ao fim do jogo, Lapentti reconheceu a superioridade do brasileiro. “Eu tive oportunidades que não aproveitei. Bellucci soube aproveitar as chances que apareceram e sacou muito bem em situações adversas”. Depois, um feliz Bellucci falou sobre a vitória, a excelente temporada e as merecidas férias que começam a partir de amanhã.

Com a conquista, Bellucci deve ganhar aproximadamente cinco posições no ranking da ATP e terminar o ano em 37º do mundo. Além, é claro, de uma bela premiação de U$S 75mil. A conquista do torneio reafirma a excelente fase do tenista brasileiro. Cada vez mais confiante, maduro e com um tênis convincente, Bellucci vai, naturalmente, assumindo a vaga que um dia foi ocupada por Gustavo Kuerten.

www.copapetrobrasdetenis.com.br


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.