Queimando a largada

O Brasil é mundialmente conhecido por ser um país festeiro. E não é à toa. Cansados de esperar, muitos blocos à moda antiga já dão o pontapé inicial e aquecem as duas principais cidades do País uma semana antes da maior festa do brasileiro, o Carnaval.
[nggallery id=14430]

Em São Paulo, a algazarra começa no sábado. Porém, é preciso escolher, pois mesmo para o mais festeiro é impossível acompanhar tudo. O primeiro bloco a contagiar o público paulistano será o Classe A, que completa 31 anos em 2010. A concentração está marcada para as 12 horas, na Rua Souza Lima 295, na Barra Funda. Às 15 horas, o bloco deixa a quadra em companhia dos foliões e ganha as ruas do bairro da zona oeste da capital paulista.

Quase ao mesmo tempo, às 16h30, está marcado o desfile do Bloco da Ressaca, que se reúne a partir das 14 horas, no largo do Cambuci, para fazer o aquecimento antes de sair para a festa.

No domingo a folia continua. O bloco que leva o sugestivo nome de Nóis Trupica Mais Não Cai, organizado pelo Centro Cultural Rio Verde, Coletivo Mistura Paulista e Os Truta, fará o seu pré-carnaval. A concentração está marcada para as 14 horas, no Centro Cultural Rio Verde, e o desfile pelas ruas da Vila Madalena começa às 17h30.

No meio da folia, os responsáveis pelo bloco ainda acharam espaço para uma ação caridosa. Estarão presentes na festa vários músicos que costumam dar o tom do carnaval de São Luiz do Paraitinga, famoso por ser o mais animado carnaval de rua do Estado de São Paulo. Parte da verba arrecadada com a venda de camisetas será revertida para a construção de casas na cidade, que no início do ano foi devastada pelas chuvas.

Também no domingo, os paulistanos poderão acompanhar o primeiro desfile da história do bloco caçula Acadêmicos do Baixo Augusta. Não por acaso, o aquecimento para o cortejo está marcado para as 14 horas, na frente do Bar Sonique, e a saída às 16 horas, rumo ao Studio SP. Os fundadores do bloco são justamente os proprietários dessas casas noturnas, na famosa Rua Augusta. Para animar o público e puxar o coro carnavalesco estarão alguns artistas consagrados, como Wilson Simoninha, Max de Castro e Jair Oliveira.

O Rio de Janeiro, que tem o Carnaval mais famoso do mundo, não conseguiu nem esperar até sábado. Hoje, sexta-feira, o tradicionalíssimo Cordão da Bola Preta, que tem 91 anos de existência, fará seu cortejo a partir das 20 horas. O bloco sai da Avenida Rio Branco e promete chegar até a Cinelândia, destino final, às 22 horas. A concentração será na Praça Mauá, às 18 horas. Em 2009, o Cordão da Bola Preta reuniu nada mais nada menos do que 1 milhão de foliões na Avenida Rio Branco.

É inegável a beleza e sofisticação dos desfiles das grandes escolas de samba. Mas todo mundo sabe que a festa acontece mesmo nos blocos. Boa folia!


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.