Uma linha de camisetas da Adidas sobre a Copa do Mundo, vendidas nos Estados Unidos, está gerando polêmica por reforçar o apelo sexual em relação ao país.
São dois modelos. O primeiro tem um coração estilizado que faz alusão a uma nádega com um biquíni fio dental. No segundo, uma ilustração de uma mulher de biquíni com o Pão de Açúcar ao fundo e o texto “Looking to score”, uma expressão idiomática em inglês que é usada, também, para falar de sexo.
O material causou revolta na Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), que repudiou veementemente a comercialização de produtos que vinculem a imagem do Brasil a apelos sexuais. O presidente da Embratur, Flávio Dino, reforçou, em nota: “A exploração sexual é um crime inaceitável e não pode ser confundida de forma alguma com uma modalidade de turismo. Queremos deixar claro aos nossos principais parceiros comerciais na área do turismo que o Brasil não tolera esse tipo de crime em seu território”.
A presidenta Dilma Rousseff, que está na Bélgica na Cúpula Brasil-União Européia, se manifestou sobre o caso através de sua conta no twitter:
O Brasil está feliz em receber turistas q chegarão p/ Copa, mas também está pronto p/ combater o turismo sexual #CopaDasCopas
— Dilma Rousseff (@dilmabr) 25 fevereiro 2014
O @MTurismo @SPMulheres e @DHumanosBrasil estão firmes no combate à exploração sexual no#Carnaval e na l#CopaDasCopas
— Dilma Rousseff (@dilmabr) 25 fevereiro 2014
As camisetas estão sendo comercializadas no site da Adidas. Dino reforça: “Vamos entrar em contato com a direção da empresa, fazendo um apelo para que reveja essa atitude e tire os produtos do mercado. Nosso esforço é voltado para a promoção do Brasil pelos atributos naturais e culturais. Uma iniciativa dessas ignora e desrespeita a linha de comunicação que o governo adota.”
Deixe um comentário