São Paulo recebe festival internacional de teatro

Cena de "Gólgota Picnic"/ Divulgação
Cena de “Gólgota Picnic”, da cia. La Carníceria, da Espanha/ Divulgação

Um dos maiores polos de artes cênicas do Brasil, São Paulo sempre atraiu grandes espetáculos estrangeiros, mas não tinha até o momento nenhum grande festival de teatro internacional. Ao menos nada do porte dos eventos de Curitiba, Porto Alegre, São José do Rio Preto etc. As coisas mudam agora com a primeira edição da Mostra Internacional de Teatro de São Paulo (MITsp), que acontece entre os dias 8 e 16 de março em alguns palcos da cidade, reunindo atrações de diferentes países e uma série de debates e encontros.

Idealizado por Antonio (Tó) Araújo, do Teatro da Vertigem, em parceria com Guilherme Marques, diretor do Centro Internacional de Teatro Ecum, o festival pretende oferecer uma amostragem do que vem sendo realizado na cena contemporânea fora do Brasil. Mesmo que estreante, o evento já surge grande, com apoios de Prefeitura, Governo do Estado, Itaú Cultural, Sesc e Vivo.

A lista de espetáculos apresenta 11 espetáculos, sendo apenas um feito em parceria com brasileiros: De Repente fica Tudo Preto de Gente, da Holanda. As outras peças são: Sobre o Conceito de Rosto no Filho de Deus (Itália); Bem-Vindo a Casa (Uruguai); Nós Somos Semelhantes a Esses Sapos (França); Anti-Prometeu (Turquia); Eu Não Sou Bonita (Espanha); Gólgota Picnic (Espanha); Cineastas (Argentina); Escola (Chile); Hamlet (Lituânia); e Ubu e a Comissão da Verdade (África do Sul).

Apesar e não ter atrações nacionais na mostra, o evento visa, através dos encontros e da série “Olhares Crítico”, promover diálogos entre grupos estrangeiros e artistas e intelectuais brasileiros. Debates reúnem nomes como o psicanalista Tales Ab’Saber, o dramaturgo Felipe Hirsh, o filósofo Vladimir Safatle, o professor de cinema Ismail Xavier e o teólogo Frei Betto. Há ainda um eixo chamado “Intercâmbio artístico”, que prevê encontros práticos de criação entre artistas brasileiros e de fora.

A MITsp terá sede na CIT-Ecum (rua da Consolação, 1623; 11 2158-0877) e espetáculos e atividades em 9 locais diferentes, sempre com entrada gratuita. Veja a programação completa e os horários no site.              

Cena de "Hamlet"
Cena de “Hamlet”, montagem da cia. OKT, da Lituânia


Comentários

Uma resposta para “São Paulo recebe festival internacional de teatro”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.