Artista peruana Sandra Gamarra chega a Galeria Leme

Gamarra-624x350

O título da exposição da artista peruana Sandra Gamarra não poderia ser mais preciso. “O Que Nos Fez Modernos / Imagens Nítidas em Ambientes Úmidos” chega a Galeria Leme, em São Paulo e reúne pinturas, fotografias e vídeos da artista radicada na Espanha. A exposição dialoga com a tardia modernização do Peru, compreendida como a real presença do Estado no país, e portanto, como um direito a cidadania para cada individuo.

A mostra reflete o que aconteceu naquele país durante a primeira fase da modernidade ainda incompleta e o que significou a sua posterior falta de concretização. “O Que Nos Fez Modernos / Imagens Nítidas em Ambientes Úmidos”, quarta exposição individual da artista em São Paulo, se refere às máquinas, à indústria e às novas ideias, que em uma cidade como Lima, sem um polo industrial próximo e sem desenvolvimento técnico, foram impossíveis de serem criadas e disseminadas.

Ao ‘ambiente úmido’, a que Sandra adjetiva, não se refere apenas ao clima real da cidade mas também à “umidade social”, que seria o produto de uma contínua efervescência vinda de um nacionalismo imposto, dos vapores de um multiculturalismo lentamente criado e da permanente oxidação dos processos sociais.

Utilizando as icônicas pinturas “Homage to the Square” do artista Josef Albers como um ponto de partida, Sandra incluiu, de forma quase invisível, imagens da violência, que se revelam apenas se o espectador se aproximar da pintura: um movimento contrário ao proposto pelos pintores modernos.

A série que foi nomeada a partir do titulo da exposição consiste de 10 pinturas criadas em tons graduais de cinza, e têm exatamente as mesmas medidas dos blocos de concreto com os quais a própria galeria foi construída. Deste modo, segundo  a visão da artista, os trabalhos se rendem à arquitetura e convivem com ela em um ato completamente moderno. 

Por fim, os videos entitulados “Abstractions”, “Natural Landscape” and “Ashes to Ashes” conferem três reflexos da delicada relação entre a herança Pré-Colombiana, o presente rural e a cultura ocidental, à luz das promessas de desenvolvimento e modernização.

“O Que Nos Fez Modernos / Imagens Nítidas em Ambientes Úmidos”
Galeria Leme
Av. Valdemar Ferreira, 130 – São Paulo
De 22 de março a 3 de maio, segunda a sexta, das 10h às 19h e sábado, das 10h às 17h
Mais informações em: www.galerialeme.com

 

 


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.