Eleições: moderador é o melhor do debate

Acusações mútuas, ranger de dentes, direitos de resposta, arranca rabo entre marqueteiros: teve de tudo o debate dos presidenciáveis nesta noite de domingo na RedeTV!

Ao final, porém, na minha modesta opinião, acabou prevalecendo o empate entre os candidatos, já que nenhum deles brilhou ou pisou na bola muito mais do que os outros. Dilma, Serra, Marina e até o Plínio pareciam todos muito nervosos, querendo que o debate acabasse logo.

Pode-se dizer que o grande vencedor acabou sendo o jornalista Kennedy Alencar, da Folha e da RedeTV!, que moderou o debate com a fleuma de um velho âncora da televisão inglesa. Como um bom juiz de futebol, apareceu pouco para a torcida, apenas o necessário na hora de controlar o tempo dos candidatos, que insistiam em desrespeitar as regras estabelecidas.

Repórter especial de política do jornal e apresentador do programa de entrevistas “É Notícia” na televisão, usou sua experiência adquirida nos bastidores do poder em Brasília para levar o debate até o final sem mortos nem feridos, embora tivesse passado maus bocados com os enfurecidos marqueteiros de Dilma e Serra durante os intervalos.

Aos 42 anos, 20 de jornalismo, mineiro de Belo Horizonte, Kennedy Alencar teve sua primeira experiência na apresentação de um grande evento em rede nacional, que deu pico de 6,5 pontos de audiência no Ibope (média de 3,2 em São Paulo). Com aquele jeito do personagem “Mineirinho Come Quieto” do Ziraldo, acabou se saindo bem melhor do que os veteranos moderadores de debates em campanhas anteriores.

Se alguém imaginava que debates, sabatinas e programas eleitorais na televisão poderiam mudar radicalmente o rumo da campanha, nada indica que isso ainda vá acontecer. A apenas vinte dias da eleição, o cenário parece consolidado, como mostra o último tracking do Voz Populi/Band/iG divulgado antes do debate, com Dilma Rousseff mantendo 30 pontos à frente de José Serra (53 a 23).

Resta apenas saber qual será o “fato novo” desta semana. Os leitores têm algum palpite? Quem ganhou o debate na sua opinião?

Em tempo: assim que terminei de escrever este post, fui ver a home do iG, e lá encontrei uma enquete sobre quem se saiu melhor no debate, segundo os leitores, que apontava, até as 10h15, a vitória de Dilma sobre Serra por 63 a 29. Marina e Plínio estavam empatados com 4 pontos.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.