Neste sábado (25), a Galeria Arte Aplicada inaugura, para convidados, a exposição Um Artista de seu Tempo, na qual estarão expostas 35 obras de diferentes fases da vida do artista argentino León Ferrari.
[nggallery id=14178]
O projeto surgiu a partir de um convite feito pela curadora Sabina de Libman, amiga do artista há mais de duas décadas, que resolveu comemorar e homenagear os 90 anos de vida do internacionalmente aclamado artista. O evento de abertura acontece das 12 às 18h.
Na exposição, será possível ver de perto toda a versatilidade de León Ferrari, que nunca se limitou na utilização de diferentes formas artísticas para se expressar. Nanquim, crayon, textura, cor, obras em preto e branco, objetos em arame, técnicas mistas. Esses são apenas alguns dos componentes utilizados por ele para construir pinturas, gravuras, esculturas ou desenhos. Mais uma prova de que León Ferrari realmente não se atem a formas ou objetos.
O lado politicamente engajado também sempre refletiu muito em seu trabalho. Até por isso, sua arte nunca pertenceu muito às galerias, eram mais armas contra a opressão social. Grande exemplo disso é a polêmica e cultuada escultura Civilização Ocidental Cristã (1965), que retrata Cristo crucificado em um bombardeiro americano, fazendo uma ácida crítica à Guerra do Vietnã (veja obra na galeria ao lado).
Apesar de contestado por uma minoria religiosa e militantes de direita, a Bienal Internacional de Veneza consagrou León Ferrari com o prêmio máximo, o Leão de Ouro, pelo conjunto de sua obra.
Toda a genialidade do artista poderá ser vista na Galeria Arte Aplicada, além de algumas obras inéditas. Isso mesmo. Apesar da idade avançada, o artista argentino continua reproduzindo, em forma de arte, suas visões e sensações de tudo aquilo que o rodeia. A exposição Um Artista de seu Tempo vai até o dia 18 de outubro. Não perca!
E não perca o Especial da 29ª Bienal de São Paulo na ARTE!Brasileiros nº 7!
|
|
Deixe um comentário