Metade cheio ou metade vazio? Pouco importa

Luiza Trajano assume defesa do consumo popular e prevê mais bonança para o varejo
Luiza Trajano assume defesa do consumo popular e prevê mais bonança para o varejo

O professor Ernesto Lozardo, consultor de conteúdo para este nosso novo caderno, defende que o Brasil “não está em uma armadilha de baixo crescimento, como alegam alguns economistas, e sim em um momento de inflexão ascendente”. A afirmação, como um copo pela metade, pode dar margem a diversas leituras. Errôneas algumas.

Além de nosso consultor – assim como de importantes empresas brasileiras –, o professor Ernesto Lozardo é também um requisitado palestrante, dono de admirável currículo. É professor de Economia da EAESP-FGV, graduado com honra em Administração de Empresas na New York University, onde obteve seu MBA, e mestre em Economia na não menos mítica Columbia University.

Depois do sucesso da implantação do Literatura!Brasileiros, o Economia!Brasileiros chega agora como um espaço de opinião e discussão para apontar caminhos para o País que queremos. Um Brasil mais eficiente, mais competitivo e socialmente mais justo, como por aqui defendemos desde o primeiro número da Brasileiros, em julho de 2007.

O texto de abertura do professor Lozardo é pródigo ao indicar os rumos para incrementar a competitividade do País. Já Renato Meirelles, do Data Popular, também provoca reflexão quando mostra, através de suas interessantes plataformas de futuro, os efeitos trazidos pelos progressos sociais dos últimos tempos.

No espaço para entrevistas com grandes empresários, Luiza Trajano, presidente do Magazine Luiza, que em 2013 faturou perto de R$ 10 bilhões, fala sobre a eficiência de sua empresa e, de quebra, demonstra exemplar elegância. Personagem vitoriosa em uma polêmica com entrevistadores de um programa de televisão onde foi acusada de excesso de otimismo e de só olhar a metade cheia do copo, recusou-se a tocar novamente no assunto e, aos nossos repórteres, desculpou-se: “Eu não quero dizer que ganhei, que perdi, nada disso”.

Esperamos que gostem do Economia!Brasileiros e, com relação ao copo, metade cheio ou metade vazio, a nós aqui da Brasileiros, importa, sim, é como trabalhar para enchê-lo. 

Leia neste link a entrevista com Luiza Trajano. 
Leia neste link a análise de Ernesto Lozardo.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.