Terra dos gêmeos no Instituto Italiano de Cultura

Divulgação.
Divulgação.
“Terra dos gêmeos”, assim ficou conhecida a cidade de Candido Godói, no Rio Grande do Sul, onde o total de irmãos idênticos equivale a 10% da cidade. A constatação foi feita pelo médico nazista Joseph Mengele, que esteve escondido na cidade brasileira após fugir da Alemanha destruída pela guerra.

Intrigado, o o fotógrafo italiano Giovanni de Angelis registrou a anormal incidência em expedição acompanhado da psicoterapeuta Luisa Laurelli. A viagem resultou na mostra Water Drops, exposta em 2011 no Museo d’Arte Contemporanea di Roma, o MACRO e que agora chega a São Paulo, no Instituto Italiano de Cultura, trazido pela produtora Mega Cultural.

São 16 retratos em preto e branco, em todos eles os gêmeos estão lado a lado ou um em frente ao outro, sem preocupação com o entorno do cenário, para que o foco principal fique nos personagens. Ines Musumeci Greco, curadora da exposição, contou que a ideia de trazer para o brasil partiu de Renata Junqueira, Diretora da Mega Cultural, que se encantou com a mostra quando esteve em sua casa na Itália. 

Serviço – WATER DROPS
Local: Salão do Instituto Italiano de Cultura – Avenida Higienópolis, 436
Abertura: quinta-feira, 24 de abril, das 8h30 às 17h; 
Até 22 de maio


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.