O ano de 2011 não tem um calendário recheado de competições de grande vulto, como Copa do Mundo ou Olimpíada. No entanto, a agenda da temporada traz interessantes disputas esportivas, já de olho nos Jogos de Londres, em 2012. O site da Brasileiros destaca algumas atrações para quem gosta de acompanhar esporte.
Sul-Americano Masculino Sub-20 de Futebol – de 16 de janeiro a 6 de fevereiro
O torneio dá vaga para a Olimpíada de Londres. O campeão e o vice se classificam para os Jogos na Terra da Rainha. A medalha de ouro olímpica é objeto de desejo há muito tempo, já que é o único título que a seleção brasileira de futebol não conquistou. O lugar mais alto no pódio olímpico é uma obsessão do presidente da CBF, Ricardo Teixeira, que está há mais de 20 anos no poder e não conseguiu trazer a medalha dourada do futebol para o País.
Mas, antes de tentar o título olímpico, os meninos tupiniquins precisam conquistar a vaga e o caminho é o sul-americano Sub-20, que acontece no Peru. O grupo comandado por Ney Franco está treinando na Granja Comary, desde o dia 13 de dezembro, e teve folga apenas no Natal e na virada do ano.
Na equipe, alguns desconhecidos lutam por espaço e reconhecimento no futebol nacional. Mas não há só promessas no time. O santista Neymar é a grande estrela e esperança de liderar o grupo para a conquista da vaga olímpica. Outro destaque dos convocados, o meio-campo Phillipe Coutinho, da Inter de Milão, infelizmente foi cortado por Ney Franco por causa de uma lesão muscular. Alan Patrick, do Santos, Lucas e Casemiro, do São Paulo, Gabriel Silva, do Palmeiras, e Oscar, do Internacional, são outros nomes mais conhecidos da torcida brasileira.
Copa do Mundo Feminina de Futebol – de 26 de junho a 17 de julho
Se os marmanjos lutam por uma vaga olímpica, nossas meninas já carimbaram o passaporte, em novembro de 2010, com o título do Sul-Americano, disputado no Equador. O primeiro lugar também garantiu classificação para a Copa do Mundo Fifa, que acontecerá na Alemanha no final de junho. Apesar de contar com Marta, eleita quatro vezes a melhor do mundo, a seleção brasileira feminina nunca conquistou uma Copa. Na última edição, em 2007, o Brasil encantou, mas levou apenas a prata, ao ser derrotado pela poderosa Alemanha, vencedora de duas das cinco Copas do Mundo já disputadas.
Copa América de Futebol – de 1º a 24 de julho
A seleção principal, comandada por Mano Menezes, enfrenta seu primeiro grande desafio, na Copa América, que será disputada na casa de nossos maiores rivais, a Argentina, seleção que o Brasil derrotou na final das últimas duas edições do torneio, em 2004 e 2007. O técnico, que assumiu a seleção brasileira em julho de 2010 e renovou bastante o grupo, tem seu primeiro teste no comando da equipe canarinho.
Pré-Olímpico Masculino e Feminino de Basquete – agosto e setembro
Voltando ao ritmo olímpico, a partir do dia 23 de agosto, a seleção de Leandrinho, Anderson Varejão, Nenê e companhia tentam ao menos alcançar a final do Pré-Olímpico de basquete, que será disputado em Mar Del Plata, na Argentina. Campeão e o vice se garantem nos Jogos de 2012. As seleções que ficarem entre o terceiro e o quinto lugares vão para a repescagem no Pré-Olímpico Mundial. Sempre bom lembrar que o Brasil não disputa o torneio olímpico masculino no basquete desde 1996, em Atlanta, quando Oscar ainda fazia parte da seleção e fez sua despedida com a lendária camisa 14.
No feminino, o Pré-Olímpico acontece exatamente um mês depois, em Neiva, na Colômbia, e apenas o campeão assegura vaga antecipada para a Olimpíada de Londres. Disputam a repescagem do Pré-Olímpico Mundial as equipes que ficarem do segundo ao quarto postos. Na última Olimpíada, em Pequim, em 2008, o time comandado por Paulo Roberto Bassul ficou apenas na penúltima colocação. Os maiores feitos foram as medalhas de prata, em Atlanta-96, e de bronze, em Sydney-2000.
Copa do Mundo de Rugby – de 24 de setembro a 5 de novembro
2011 será também o ano da 7ª edição da Copa do Mundo de Rugby. Apesar de ser um dos esportes que mais conquistam novos fãs no Brasil, ainda engatinhamos no rugby, ao contrário de nossos hermanos argentinos que, na última Copa do Mundo da modalidade, em 2007, terminaram na honrosa terceira colocação, o que assegurou a vaga para a edição deste ano.
O torneio acontecerá na Nova Zelândia entre o fim de setembro e o começo de novembro. Os donos da casa, campeões da primeira edição da Copa do Mundo, em 1987, tentam desesperadamente o bicampeonato. A África do Sul é a atual campeã e possui dois títulos (além de 2007, venceu em 1995, em casa). Austrália, com dois canecos (1991 e 1999), e Inglaterra, com um título, em 2003, também estão entre as seleções favoritas.
Jogos Pan-Americanos de Guadalajara – de 13 a 30 de outubro
Na edição anterior dos Jogos Pan-Americanos, no Rio de Janeiro, o Brasil provou que está entrando definitivamente na lista das grandes potências esportivas, ao conquistar, ao todo, 157 medalhas, número só superado pelos EUA. Apesar da expressiva marca, o Brasil ficou atrás também de Cuba no quadro geral de medalhas, já que os cubanos conquistaram 59 medalhas douradas contra 52 do Brasil.
Para quem curte o programa de se “enraizar” em frente à televisão durante os Jogos, fica a dica para a inclusão de três novas modalidades na edição do Pan 2011: rugby, raquetebol, uma variação do squash, e pelota basca. Para nós, brasileiros, fica a lamentação pela exclusão do futsal, medalha garantida para o País.
O Pan de Guadalajara é fundamental para os atletas que buscam vaga na Olimpíada de Londres no próximo ano. Nada mais nada menos do que 100 vagas olímpicas estarão em disputa. Destaques para handebol, nado sincronizado, polo aquático, saltos ornamentais, entre outras modalidades.
Mundial de Ginástica Artística – de 7 a 16 de outubro
Se há um esporte que, nas últimas duas Olimpíadas, nos encheu de esperanças, mas que no último segundo bateu na trave foi a Ginástica Artística. Tanto Daiane dos Santos, em 2004, quanto Diego Hypólito, em 2008, chegaram com pinta de favoritos à medalha de ouro, respaldados por excelentes resultados, mas acabaram morrendo na praia.
Do dia 7 ao dia 16 de outubro, acontece no Japão o mundial da modalidade, que garantirá vaga para as oito melhores equipes, além de classificar também os campeões individuais de cada aparelho, caso suas equipes não tenham alcançado o índice. O Brasil nunca conquistou uma medalha olímpica nesse esporte que, recentemente, tem formado tantos talentos no País.
Copa do Mundo Masculina e Feminina de Vôlei – novembro e dezembro
Se o futebol nos decepciona de vez em quando, o vôlei é certeza de ótimos resultados em Jogos Olímpicos recentes. Do dia 4 até o dia 18 de novembro, começa a cobiçada Copa do Mundo da modalidade na categoria feminina, sempre realizada no Japão. As mulheres comandadas por José Roberto Guimarães tentam o título inédito da competição, após dois vices seguidos nas últimas duas ocasiões.
Se no feminino buscamos a glória, no masculino o Brasil é o bicho-papão. A seleção de Bernardinho é a atual bicampeã do torneio e chega mais uma vez ao Japão como o time a ser batido. O campeonato masculino começa no dia 18 de novembro e vai até 4 de dezembro.
Além da honra do título, a Copa do Mundo classifica as três melhores seleções para a Olimpíada de Londres, tanto no masculino quanto no feminino. Vale a sua torcida!
Passaporte carimbado!
Alheia às disputas por vagas em Londres, tem muita gente já garantida nos Jogos da capital inglesa. Além da seleção feminina de futebol, o Time Brasil de Hipismo assegurou seu lugar em 2012. A equipe brasileira conta com Doda Miranda, Rodrigo Pessoa, Bernardo Alves e Pedro Veniss.
Outra modalidade com presença brasileira na cidade do Big Ben é o Tiro Esportivo. Ana Luiza Mello é a primeira brasileira a se classificar para uma Olimpíada na modalidade desde os Jogos de Barcelona, em 1992. Ela vai disputar a competição de pistola de 25m. Já Felipe Fuzaro está garantido na prova de fossa olímpica Double (tiro ao prato).
|
Deixe um comentário