Além do Facebook

Orkut, Facebook e Twitter. As três redes sociais já são mais do que conhecidas pelo brasileiro, que hoje ocupa lugar de destaque na lista de usuários do trio. Com a inclusão digital cada vez mais acelerada no País, nossos internautas estão começando a navegar para mares nunca dantes navegados e descobrindo que o conceito de redes sociais vai muito além da extensão de suas vidas particulares.Listamos para vocês algumas das redes sociais que devem crescer ainda mais entre os brasileiros neste ano de 2011.Foursquare – www.foursquare.com

O Foursquare já é conhecido por aqui, porém só agora começa a ser entendido pela grande maioria. O site é, basicamente, um serviço de geolocalização móvel, ou seja, a esmagadora maioria o utiliza por meio de telefones celulares ou qualquer outro aparelho portátil, como notebooks e iPads, por exemplo.No Foursquare, o usuário faz o check-in, como é chamada a ação de se localizar geograficamente. Uma vez no local, seja em um restaurante, hotel, aeroporto ou até em uma avenida, a pessoa pode dar dicas e fazer reclamações ou simplesmente ler as indicações de outros usuários do microblog, como pratos a serem pedidos em um restaurante ou insatisfação com o atendimento em determinada loja.Como todo bom explorador, à medida que o usuário faz seus check-ins, vai desbloqueando badges (insígnias) e quem mais “bater ponto” no mesmo local, é denominado mayor (prefeito) do estabelecimento. Tudo para tornar a brincadeira mais divertida.Pelo fato de que outras pessoas saberiam sua localização, o que poderia causar alguns problemas, o Foursquare chegou a enfrentar certo estranhamento inicial, já superado. Hoje, tem até estabelecimento que está se aproveitando da ferramenta, caso do restaurante Spoleto, na Avenida Faria Lima, em São Paulo, onde o prefeito ganha uma massa tradicional toda sexta-feira. Ou a casa noturna paulistana Bar Secreto, que oferece entrada vip para seu prefeito a qualquer dia e qualquer hora. Imaginem quantos check-ins não foram dados para aproveitar as promoções!


Chatroulette – www.chatroulette.com

O Chatroulette vem se popularizando muito nos últimos meses, e os brasileiros estão entre os internautas que têm “fuçado” a novidade. Seu conceito é bem simples: é uma espécie de Messenger com webcam, mas o usuário não fala com seus amigos. Ele se conecta e é sorteado para bater papo com qualquer outra pessoa do mundo, independentemente de país, sexo ou classe social. Muito interessante!Aliás, encontros hilários já aconteceram no Chatroulette e os vídeos foram postados no Youtube, caso dos irmãos Mario e Luigi e o da garota possuída , que na verdade se tratava da divulgação do filme O Último Exorcismo.


Instagr.am – www.instagr.am

O Instagram é uma rede exclusiva para portadores do iPhone, o smartphone da Apple. Apesar da seleta gama de possíveis usuários, o serviço conquista milhares de novos amantes diariamente. Quem tem, vira fã de carteirinha na hora. Prova disso é que em apenas três meses o aplicativo/rede social atingiu a marca de 1 milhão de usuários ativos. Para efeito de comparação, Foursquare e Twitter atingiram essa marca após um e dois anos de funcionamento, respectivamente.Mas qual é o segredo? Simples. É isso, simples. No Instagram, os “aspirantes a fotógrafos” tiram suas imagens com as “limitadas” câmeras do aparelho celular, as tratam no próprio aplicativo, adicionam efeitos e deixam à disposição de seus amigos, que podem comentá-las e espalhá-las. Genialmente simples!


Please Rob Me – www.pleaserobme.com

Na tsunami das redes sociais, existe até aquela que é contra e denuncia os perigos do conceito que as fazem funcionar: a própria rede formada por troca de informações. O Pleaserobme.com não é bem uma rede social, mas mais um site que reúne informações das redes, principalmente dos perfis de Twitter e Foursquare, e revela se a casa de determinado usuário está vazia. Brincadeira de mau gosto? O criador da ferramenta revelou que essa nunca foi a intenção e que o Pleaserobme, na verdade, serve para conscientizar a todos de que certas informações pessoais devem permanecer anônimas. Recado anotado.


Last.fm – www.last.fm

Voltada totalmente para o entretenimento, a Last.fm promete cativar o público apaixonado por música, seja qual for o gênero. O site divulga para seus usuários o que estão escutando em qualquer player do computador no momento, além de recomendar outros artistas que possam ser de seu gosto. Explorando amigos ou anônimos cadastrados na rede social, você pode saber quem está escutando a mesma coisa que você e o que essa pessoa escuta normalmente e que possa lhe agradar.


Biographicon – www.biographicon.com

O Biographicon não é bem o que podemos chamar de rede social, mas a ideia é divertida e vale comentá-la. Trata-se de uma ferramenta estilo Wiki, ou seja, colaborativa e alterável por qualquer usuário. Aqui, tanto Mick Jagger quanto você podem ter sua biografia publicada. Foi da sala da sua casa até seu quarto em apenas cinco segundos? Por que não adicionar em sua biografia? Ganhou a Copa do Mundo no Playstation? Vale uma menção no Biographicon. Só cuidado para não trair a namorada e encontrar palavras não muito agradáveis em sua biografia!


FriendFeed – www.friendfeed.com

Já se perdeu em meio a tantas redes sociais? Não tem problema. Um conceito muito usado no mundo inteiro e que agora está começando a ser mais compreendido no Brasil são os agregadores, como o FriendFeed. Além de possibilitar um agrupamento de seus blogs e sites preferidos, as plataformas organizam e unificam os perfis em redes sociais, facilitando a vida do usuário.

Não existem mais bobos no futebol. Já no Twitter…


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.