Globo de Ouro antecipa o Oscar

Foi realizada na noite de domingo (16), no hotel Beverly Hills, em Beverly Hills, Los Angeles, a 68ª festa de entrega do segundo prêmio mais importante do cinema americano, o Globo de Ouro. Como era de se esperar, o filme A Rede Social (The Social Network), de David Fincher, levou para casa quatro prêmios (melhor filme, diretor, trilha sonora, realizada por Trent Reznor, e roteiro, de Aaron Sorkin). O longa conta como um jovem estudante de Harvard, Mark Zuckerberg (Jesse Eisenberg), fundou, em 2003, o maior site de relacionamento do mundo, o Facebook.

O novo filme do David Fincher, que já tinha realizado produções mais ousadas, como Clube da Luta e Seven – Os Sete Pecados Capitais, é acadêmico, o que deve agradar aos votantes do Oscar (os indicados serão conhecidos no dia 25). A Rede Social e o seu diretor já ganharam os principais prêmios que antecedem o Oscar: o National Board of Review e os prêmios da crítica de Los Angeles e Nova York. Essa avalanche de prêmios, acompanhada do Globo de Ouro, garantem ao filme e ao seu diretor os prêmios do Oscar (não devemos nos esquecer dos prêmios do sindicato de produtores, Producers Guild of America – PGA – e do sindicato de diretores, Directors Guild of America – DGA -, considerados os melhores parâmetros para a maior premiação do cinema americano e que ainda não saíram).

Os Intérpretes
Como em todos os anos, os prêmios para as interpretações são os mais esperados. Ontem, o Globo de Ouro elegeu como melhor ator (drama) Colin Firth, pela irrepreensível atuação no filme O Discurso do Rei, de Tom Hooper. Diferentemente de outros prêmios, o Globo de Ouro divide a categoria de melhor ator e melhor atriz em drama e comédia/musical. Assim, o ator Paul Giamatti ganhou o prêmio pelo filme Barney’s Version (Minha Versão para o Amor). Natalie Portman ficou com o prêmio de melhor atriz (drama), pelo papel da bailarina obcecada no filme dark Cisne Negro, de Darren Aronofsky, enquanto Annette Bening venceu na categoria comédia/musical, por Minhas Mães e Meu Pai. Certamente, o ator Colin Firth levará o merecido prêmio de melhor ator no Oscar.
[nggallery id=14070]

Já na categoria de melhor atriz, o prêmio ficará entre Natalie Portman e Annette Bening, com certa vantagem para Natalie. O ator Christian Bale finalmente ganhou um prêmio de atuação, de melhor ator coadjuvante, pelo papel em O Vencedor. Entre as atrizes, Melissa Leo levou o Globo, pelo mesmo filme. A categoria, geralmente, é a mais imprevisível no Oscar, mas podemos dar como certo o prêmio para Christian Bale, que já levou o National Board of Review. Apesar de Melissa Leo ter vencido ontem, seu Oscar de melhor atriz coadjuvante não está garantido. A pedra no meio do caminho tem o nome de Jacki Weaver, que está soberba no filme Animal Kingdom (sem tradução). Jacki já ganhou os prêmios National Board of Review e dos Críticos de Los Angeles, enquanto Melissa ganhou o prêmio dos Críticos de Nova York. Será um páreo duro, o que aumenta o interesse pela 83ª edição do Oscar, no dia 27 de fevereiro.

Homenageado
O grande momento na entrega do Globo de Ouro foi a homenagem ao ator Robert De Niro, que levou o prêmio Cecil B. DeMille, pela carreira. O ator Matt Damon, erradamente, foi escolhido para apresentar a premiação. Antes de falar sobre o homenageado, Damon confessou que não sabia que De Niro havia feito tantos filmes (em torno de 70), muitos deles importantes. Foi, no mínimo, uma indelicadeza do jovem e talentoso ator, que, por sinal, já havia sido dirigido pelo homenageado da noite. Robert De Niro, por sua vez, fez ouvidos de mercador, mostrando sua altivez. No discurso, ele se lembrou de outros filmes que não foram mostrados no clipe da cerimônia e agradeceu por continuar atuando.

Veja todos os vencedores do Globo de Ouro de 2011

Melhor filme – drama
A Rede Social

Melhor filme – comédia ou musical
Minhas Mães e Meu Pai

Melhor animação
Toy Story 3

Melhor diretor
David Fincher, A Rede Social

Melhor roteiro
A Rede Social

Melhor ator – drama
Colin Firth, O Discurso do Rei

Melhor ator – comédia ou musical
Paul Giamatti, Minha Versão para o Amor

Melhor atriz – drama
Natalie Portman, Cisne Negro

Melhor atriz – comédia ou musical
Annette Bening, Minhas Mães e Meu Pai

Melhor ator coadjuvante
Christan Bale, O Vencedor

Melhor atriz coadjuvante
Melissa Leo, O Vencedor

Melhor filme estrangeiro
Em Um Mundo Melhor, da Dinamarca

Melhor canção original
Burlesque, por You Haven’t Seen the Last of Me

Melhor trilha sonora
A Rede Social

Melhor série de televisão – drama
Boardwalk Empire

Melhor série de televisão – comédia ou musical
Glee

Melhor minissérie ou filme feito para a televisão
Carlos

Melhor ator em minissérie ou filme feito para TV
Al Pacino, em You Don’t Know Jack

Melhor atriz em minissérie ou filme feito para TV
Claire Danes, em Temple of Gradin

Melhor ator em série – comédia ou musical
Jim Parsons, em The Bing Bang Theory

Melhor atriz em série – comédia ou musical
Laura Linney, em The Big C

Melhor ator em série – drama
Steve Buscemi, em Boardwalk Empire

Melhor atriz em série – drama
Katey Segal, em Sons of Anarchy

Melhor ator coadjuvante em série, minissérie ou filme para TV
Chris Colfer, em Glee

Melhor atriz coadjuvante em série, minissérie ou filme para TV
Jane Lynch, em Glee

Na telona


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.