Começa a maratona de filmes de Tiradentes

Começou a maratona de filmes da 14ª Mostra de Tiradentes. Mais de 600 pessoas lotaram o espaço Cine-Tenda durante a abertura, na sexta-feira (21). Quem não conseguiu entrar acompanhou tudo por um telão instalado do lado de fora.
[nggallery id=14062]

A noite foi marcada pelas presenças da ministra Ana de Hollanda e da nova secretária do audiovisual, Ana Paula Santana, que teve seu nome anunciado, por meio de nota, algumas horas antes de seu primeiro compromisso público na cidade mineira.

Ex-diretora de Programas e Projetos Audiovisuais do Ministério da Cultura, a advogada Ana Paula Santana chega para reforçar o time feminino do governo Dilma em uma área considerada estratégica.

Santana é advogada e está na Secretaria do Audiovisual desde em 2002. Entrou como estagiária, foi para a coordenação internacional, depois para a área de fomento a programas e projetos audiovisuais e foi também chefe de gabinete.

A ministra Ana de Hollanda entregou o troféu barroco aos homenageados, o ator Irandhir Santos e o cineasta Paulo César Saraceni, e ressaltou a boa fase do cinema nacional. “O cinema brasileiro não está apenas levando o Brasil para fora, mas conquistando um público enorme aqui dentro”.

O primeiro dia do festival teve entre os destaques os dois longas da mostra Olhares – Leite e Ferro, de Cláudia Priscilla (Melhor Documentário no Festival de Paulínia), e Avenida Brasília Formosa, de Gabriel Mascaro (exibido em Rotterdam, BAFICI e Munique) – e os dois documentários da mostra Vertentes: Elza, de Izabel Jaguaribe e Ernesto Baldan, e Cortina de Fumaça, de Rodrigo Mac Niven.

Também no sábado dois debates analisaram a obra e carreira dos homenageados. “O Percurso de Saraceni”, com a participação da atriz Anna Maria Nascimento e dos cineastas Júlio Bressane, Ricardo Miranda, Zelito Viana, além do próprio Paulo César Saraceni.

A outra mesa de discussão, “Revelação Contemporânea”, teve como foco o trabalho de Irandhir Santos. Estiveram presentes: Cláudio Assis, Eric Laurence, Kleber Mendonça Filho, Leonardo Lacca e Xico Sá. Em homenagem ao ator pernambucano, foi exibido ainda o sucesso de bilheteria, Tropa de Elite 2.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.