QUE SEMANA! Brasileiros #36

O seu QUE SEMANA! começa nesta semana, um pouco depois que o de costume. Mas é que um grande amigo se foi e a gente ficou um pouco sentido, sabe como é. Mas estamos aqui, firmes e fortes para falar de um pouco do que rolou nesta semana e o que você precisa ficar de olho na semana que está chegando! Vem com tudo!

1- Notícia triste é isso

Estamos em um mar de alarmismo irresponsável. É a efervescência do ano de eleição; recorte que induz o caos para cá; ocultação de escândalo de gestões falidas que mantêm o poder para lá. Mas sabe qual é a notícia triste mesmo? É esta: Uma mãe é morta pela boataria, estereótipo e discurso do ódio. Fabiane Maria de Jesus, 33 anos, foi espancada até a morte por dezenas de moradores, no Guarujá, que atribuíram a ela o inexistente sequestro de crianças para um suposto ritual…

collage

A Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) da Câmara dos Deputados condenou os casos de linchamentos ocorridos recentemente no país. “Este sentimento apenas alimenta a crescente onda de violência, observada nos últimos meses no Brasil. O colegiado lembra que, numa sociedade democrática, o processo e a punição são feitos exclusivamente pelo Estado. Neste sentido, quando há ‘justiça’ pelas próprias mãos, há também um novo crime”, diz a nota. Leia também: Somos um povo de linchadores. UFA: No Rio, estudante evita linchamento de ladrão.

Não vale reproduzir nenhum vídeo, não vale reproduzir nenhuma imagem da violência brutal. Existem alguns links com informações completas. Aqui, vamos destacar dois pontos importantes. O primeiro é sobre a nossa responsabilidade quando compartilhamos e disseminamos qualquer informação nas redes sociais. Internet não é terra sem dono. A mesma punição para racismo, injúria, ameaças que valem para a vida “real”, vale para o território digital. Cidadania é plena, gente. Não adianta ir a igreja e reproduzir qualquer tipo de violência. Por exemplo, nesta semana, a prefeita de Guarujá, Maria Antonieta, tem sido alvo de ameaças por meio de mensagens em redes sociais.

As postagens surgiram depois que a dona de casa Fabiane Maria de Jesus foi espancada e morta no bairro Morrinhos. Alguns dos internautas afirmam que Antonieta deveria estar no lugar da dona de casa.
Isso não é piada. Pagar imposto é cidadania.

O segundo ponto é sobre o discurso de ódio institucionalizado, divulgado pela mídia. Mas este tópico vamos tratar logo abaixo.

2- Sheherazade está chateada

Após ter seu nome ligado aos recentes e inúmeros casos de “justiçamento” e ao caso de linchamento da Jesus, dona de casa em Guarujá, a jornalista Rachel Sheherazade diz que condena os atos e que atribuir a ela a violência no país é “leviano”. Acontece que em fevereiro ela afirmou em link nacional “compreender” pessoas que amarraram um jovem de 15 anos em um poste no Rio. Ela chamava o ato de “legitima defesa coletiva”. Veja abaixo:

A nota divulgada à coluna da Mônica Bergamo pode ser uma resposta à indireta de Ricardo Boechat, que responsabilizou seu discurso de ódio como fomentador destas situações.

Sheherazade não é de longe a causa única da violência no Brasil – mas é uma das vozes do discurso de ódio, que, segundo a coluna da jornalista Keila Jimenez, custa ao SBT R$ 250 mil por mês. Absurdo?

3- Gestão de crise ou manobra eleitoral?

O nível acumulado de água do Sistema Cantareira caiu para 8,9 % neste domingo (11), segundo relatório divulgado pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Diante da falta de chuvas, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) decidiu antecipar o uso da água que sobrou no fundo do sistema Cantareira, o chamado “volume morto”, a partir do dia 15 de maio. O volume morto é um reservatório que abriga 400 milhões de metros cúbicos de água – quantidade suficiente para elevar o nível do sistema em 18,5%, segundo estimam os técnicos da Sabesp.

Reprodução.
Reprodução.

Para professor aposentado da Escola Politécnica da USP e engenheiro de hidráulica e saneamento Julio Cerqueira Cesar, a principal causa para o esvaziamento do sistema Cantareira se deve à falta de investimentos do governo do Estado na ampliação de novos mananciais.

4- O caminho é internet, Ney!

Um vídeo com a entrevista de Ney Matogrosso à um canal português circulou nas timelines na semana que passou. Nele, o querido cantor dissemina o discurso consagrado pela mídia: O mito do Bolsa Família, o mito do dinheiro público na Copa do Mundo…

 

O que Ney talvez não saiba é que os recortes dos fatos reproduzidos fazem parte de um discurso sem fundamento e tem um grande contraponto: a mídia digital. Ney, se você disser, tudo o que disser, então eu escuto. La la la la la Faaaala. Só não podemos concordar :O

5- Coluna Social

Pele tratada. Foto: Divulgação.
Pele tratada. Foto: Divulgação.

Toda semana uma novidade. Desta vez, o foco é no tratamento estético do deputado Marco Feliciano (PSC-SP). Feliciano, que está ameaçado de perder seu título de pastor devido à entrevista que concedeu em abril à revista Playboy, passou na clinica estética Linda e usou um gel de ouro para deixar a pele com o mesmo adjetivo e se submeterá a mais três sessões, a R$ 1.450 cada uma.

Detalhe do tratamento com gel de ouro. Foto oportunidade.
Detalhe do tratamento com gel de ouro. Foto oportunidade.

Sobre a ameaça de perder o título, o fato o impediria de ministrar cultos na Assembleia de Deus. Na entrevista de oito páginas concedida à Playboy, Feliciano falou do fato de ter usado cocaína durante a adolescência, deu sua opinião sobre sexo anal e seu sonho em ser presidente (MEDO). Pelo menos sua pele está tratada.

6- Enquanto isso…

Barbosa nega pedido de Dirceu para trabalhar fora do presídio. O ex-ministro da Casa Civil está preso em regime fechado há quase seis meses, embora condenado ao semiaberto. Leia aqui. O presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, em nota oficial divulgada no domingo (11), afirma que com esta postura do ministro do STF mantém um inexplicável “comportamento persecutório”. Leia nota dos advogados se manifestando sobre o assunto.

Contradição ou perseguição?
Contradição ou perseguição?

 

7- Twitter enquanto audiência de TV

O Twitter – seus 140 caracteres – e o Ibope Media fecharam uma parceria para desenvolver ferramentas que permitirão medir a repercussão do conteúdo televisivo no ambiente digital (leia mais).

Um dos serviços vai permitir que emissoras de TV e agências de publicidade possam medir em tempo real, minuto a minuto, como usuários do microblog reagem a conteúdos transmitidos na TV aberta e na TV por assinatura. Só não sabemos se dará tempo de entender o impacto das campanhas eleitorais deste ano. Por enquanto, ficam as outras centenas de ferramentas de métricas tão eficazes quanto estas expectativas.

 

8- App identifica câncer

FOTO: Reprodução/ Universidade de Houston.
FOTO: Reprodução/ Universidade de Houston.

George Zouridakis, um professor da Universidade de Houston, está desenvolvendo um aplicativo para iPhone capaz de detectar o melanoma, a forma mais perigosa de câncer de pele, com precisão de 85% — a mesma que exames dermatológicos podem ter. O app, chamado de DermoScreen, está em testes (leia mais).

9- Enem no mundo

A Universidade da Beira Interior (UBI), Portugal, também vai utilizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para selecionar estudantes brasileiros, assim como a Universidade de Coimbra. O modelo de seleção já será utilizado para o ano letivo 2014/2015, que terá início em setembro.

Divulgação.
Divulgação.

 

10- Enquanto isso… jovens estão arrastando repolhos pela coleira

Brincadeira. O curioso “comportamento” não passa de uma “intervenção artística” organizada pelo artista chinês Han Bing – que há 14 anos arrasta repolhos pelo mundo.

Brinks. Isso daí é uma intervenção artística. A-R-T-E.
Brinks. Isso daí é uma intervenção artística. A-R-T-E.

 

11- Mais “coluna social”

De acordo com o colunista Léo Dias, do jornal “O Dia”, insatisfeito com o serviço de manobrista do Shopping Village Mall, no Rio de Janeiro, o humorista Renato Aragão pediu que um funcionário fosse demitido. Ainda de acordo com o colunista, o atraso teria acontecido após o manobrista, que estava responsável por buscar o carro do comediante, pedir para tirar uma foto com Renato. Didi Mocó não teria gostado e alegou que a atitude do rapaz atrasou o serviço e, por isso, gostaria que ele fosse demitido. CREDO.

Didi Mocó não curtiu a foto do fã.
Didi Mocó não curtiu a foto do fã.

 

12- O “fracasso” do Walk Again

O jogo político e os bastidores da ciência. Reportagem especial do Viomundo revela o que há por trás da previsão de fracasso do esqueleto-robô da Copa. Leia.

Reprodução Facebook.
Reprodução Facebook.

Leia também: A entrevista sobre estudo de Miguel Nicolelis, capa da Brasileiros do mês que passou. Acompanhe por aqui as novidades do projeto de Nicolelis.

13- O possível vice de Aécio e o trensalão

Senador Aloysio Nunes (PSDB-SP), cotado para ser vice do senador tucano Aécio Neves na corrida presidencial, discutiu com blogueiro Rodrigo Grassi quando questionado sobre o caso de corrupção no metrô em São Paulo. O senador xingou o blogueiro e pediu a segurança a detenção do blogueiro. Veja vídeo:

Faltou atenção? Aloysio Nunes protagonizou outra polêmica nesta semana. Na quinta-feira (8), ele assinou o requerimento de criação da CPI mista para apurar o cartel do metrô de São Paulo, mas depois riscou seu nome da lista. Ele diz que incluiu sua assinatura “por engano”, logo depois de fazer um discurso contra a comissão. HUMMMM…

14- Despedidas

Morreu o incrível Jair Rodrigues após sofrer um infarto agudo no miocardio.
Deixa que digam / Que pensem, que falem / Deixa isso prá lá / Vem pra cá / O que é que tem / E eu não tô fazendo nada / Nem você também / Faz mal bater um.
Deixa que digam / Que pensem, que falem / Deixa isso prá lá / Vem pra cá / O que é que tem?

 

O cantor tinha 75 anos de idade e não tinha qualquer problema grave de saúde e fazia turnê para divulgar seu último disco, ”Samba mesmo” lançado em março desse ano. Jair se despediu dos palcos e da música na última terça-feira (6) durante uma apresentação no Hotel Guanabara, em São Lourenço (MG). As imagens registradas pela organização do evento mostram o cantor alegre e plantando “bananeiras” no palco. Saudades eternas!!

Outro que se despediu, na sexta-feira (9), foi Mylton Severiano, brilhante editor com mais de 50 anos de estrada. Myltainho sofreu um infarto e morreu aos 73 anos. Leia nossa homenagem. O jornalista passou por grandes redações, como a do jornal Estado de S.Paulo, Jornal da Tarde, Quatro Rodas, TV Globo, TV Cultura e TV Tupi. Ele fez parte principalmente da redação da Revista Realidade, com Sergio de Souza, Narciso Kalili entre outros ícones do jornalismo brasileiro. Seu legado vai ser sempre lembrado.

Maria Julia Severiano. Reprodução/ Facebook.
Maria Julia Severiano. Reprodução/ Facebook.

 

15- O tempo não muda Cauby Peixoto e Ângela Maria

Conversamos com a dupla mais incrível da canção popular. Leia a reportagem e assista a entrevista abaixo:

CHEGAAA!

Boa semana. Deixamos um respiro de esperança na humanidade em formato de vídeo. Tudo bem, são 11 cachorros e um gatinho, mas o humano que registrou esse momento é um gênio da ternura – que é o que estamos precisando.

Coragem, meus amigos! E em frente! Boa semana! Leia as outras edições do QUE SEMANA!

Boa semana!


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.