Morre João da Gama Filgueiras Lima

O arquiteto João da Gama Filgueiras Lima, 82 anos, estava internado  no Hospital Sarah Kubitschek, em Salvador, após a piora de um câncer de próstata com o qual vinha lutando contra nos últimos anos. Sua morte foi confirmada nessa quarta-feira, dia 21.

“Lelé”, como era conhecido, foi responsável pelo desenvolvimento do conjunto arquitetônico da rede Sarah no Brasil. Sua carreira deslanchou com a inauguração da cidade de Brasília, onde, junto com Oscar Niemeyer, se destacou no movimento arquitetônico modernista, dando valor não apenas a estrutura, mas pela forma com que ela iria harmonizar no ambiente inserido.

Carioca, o arquiteto, ao longo de sua carreira, criou uma grande identificação com o estado da Bahia. Lá ele ele assinou, entre outros projetos, o Centro Administrativo da Bahia (CAB) e o prédio da Prefeitura de Salvador. As passarelas metálicas para pedestres na capital baiana também são criações da mente dele.

Profissional condecorado e reconhecido, Lelé foi agraciado, em 2012, com a Medalha de Ouro  da Federação Pan-Americana de Associações de Arquitetos (FPAA), considerado o prêmio mais importante da classe na América. A Bienal de Veneza, um dos eventos mais importantes de artes do mundo, que começa em junho desse ano, vai homenagear uma séria de artistas modernistas brasileiros, entre eles João da Gama Filgueiras Lima.

O enterro do arquiteto, pai de três filhas e avô de três netos. vai acontecer em Brasília, na ala de pioneiros do Cemitério Campo da Esperança.




Comentários

Uma resposta para “Morre João da Gama Filgueiras Lima”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.