Neymar é, indiscutivelmente, o grande craque do Brasil na Seleção que vai em busca do hexa. Tido como uma joia desde criança, o atacante foi lapidado ao longo de sua adolescência e hoje, apesar dos 22 anos de idade, já pode se considerar um jogador experiente.
Nascido em Mogi das Cruzes, interior de São paulo, Neymar chegou em Santos aos 11 anos de idade, para jogar nas categorias de base do Peixe. Impressionou desde muito e, aos 14 anos, quase foi contratado pelo juvenil do Real Madrid. Na época, o então presidente do time paulista, Ricardo Teixeira, desembolsou o valor de R$ 1 milhão para segurar o menino no Brasil.
Ficou nas categorias inferiores até 2009, quando subiu para os profissionais aos 17 anos. No mesmo período foi promovido também o meia Paulo Henrique Ganso, grande amigo pessoal e com quem Neymar fez uma dupla brilhante ao longo de seu início na elite.
Sua primeira temporada foi de adaptação, não entrando em todas as partidas como titular. Mais maduro, Neymar assumiu sua posição de liderança em 2010, em elenco que contava ainda com seu fiel escudeiro PH Ganso, o experiente Robinho e o parceiro André, quarteto que infernizou os adversários com direito a goleadas épicas. O Santos conquistou o Campeonato Paulista e a Copa do Brasil.
Era unanimidade entre a torcida para a Copa do Mundo de 2010, porém, Dunga resolveu não levar o ainda jovem atleta.
Aos 18 anos de idade as propostas pelo jogador chegavam aos montes. No final de 2010, Neymar ficou muito próximo de acertar com o Chelsea, da Inglaterra, porém, tanto ele quanto seu pai e empresário, foram convencidos de que o melhor para sua carreira seria continuar no clube da baixada e se tornar ídolo por lá antes de dar um passo adiante. A decisão não poderia ter sido mais acertada. O atacante levou o alvinegro ao título da Libertadores, que não era conquistado desde 1963, quando Pelé ainda jogava no clube , de quebra, se firmou de vez na Seleção Brasileira de Mano Menezes. No final do ano, no Mundial de Clubes da Fifa, o primeiro contato com sua futura casa, na derrota de 4 a 0 para o Barcelona de Messi.
2012 foi seu melhor na seleção principal, foram 9 gols em 12 jogos, além de mais 8 assistências. No Santos, o jogador passou a marca de 100 gols na carreira, isso tudo com apenas 20 anos de idade. O Brasil estava ficando pequeno para o craque.
Real Madrid e Barcelona disputaram euro a euro a contratação do brasileiro. No final das contas, a vontade do jogador falou mais alto e o Barça levou a melhor, oficializando a transferência em maio de 2013. A transferência girou, oficialmente, em torno dos 57 milhões de euros, porém, evidências que provam que o valor foi muito mais alto e não declarado, colocaram seu staff e dirigentes do clube catalão em situação delicada. A polêmica acabou com a renúncia do então presidente do Barcelona, Sandro Rosell.
Em campo, Neymar se prejudicou pelo momento decadente da equipe espanhola, que não era mais aquela equipe que anos anos antes encantou e dominou o mundo. Mesmo assim, teve seus momentos de destaque durante sua primeira temporada completa na Europa.
Com a experiência adquirida jogando ao lado dos melhores do planeta, Neymar assumiu de vez o papel de líder da seleção, agora comandada por Luiz Felipe Scolari, e foi o grande destaque da Copa das Confederações em 2013.
É a principal esperança do Brasil para conquistar a Copa do Mundo desse ano e, caso consiga, começa a entrar de vez na seleta lista de grandes lendas do futebol brasileiro, que não tem um novo membro desde a aposentadoria do também atacante Ronaldo.
Deixe um comentário