Adeus de Zé Renato

O diretor e ator de teatro José Renato Pécora faleceu no começo dessa semana, dia 2, em São Paulo, vítima de um infarto. Zé Renato foi uma das figuras mais importantes do teatro brasileiro, responsável direto pela criação do Teatro Arena, que definiria muitos dos rumos tomados pela dramaturgia nacional.

Em 1957, ele dirigiu a peça Eles não usam Black-Tie, de Gianfrancesco Guarnieri, e inaugurou o que é chamado de naturalismo no teatro brasileiro, conceito marcado por atuações simples e diretas. O texto da peça, que trata de uma greve operária, é, talvez, um dos mais encenados até hoje e virou filme em 1981, dirigido por Leon Hirszman. Na década de 1960, Zé Renato dirigiu uma série de peças pelo Teatro Nacional de Comédia, época em que se aproximou, ainda mais, da dramaturgia brasileira, quando trabalhou com textos de Nelson Rodrigues e Dias Gomes.

Atualmente, ele fazia parte do elenco da peça Doze Homens e uma Sentença, em cartaz no Teatro Imprensa, em São Paulo, escrita por Reginald Rose e originalmente concebida para um teleteatro. Na peça, imortalizada pelo filme de Sidney Lumet, seu personagem fala sobre o medo de um velho morrer sem ter realizado grandes feitos em vida. Esse medo talvez esteja presente em todo homem e seja inerente ao envelhecimento, no entanto, Zé Renato, com toda certeza, não será esquecido.

Tom Zé nu & cru


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.