Dia de festa para a ESPN Brasil, para o jornalismo brasileiro e para o carioca “apaulistado” José Trajano, que recebeu, nesse último dia 14, o título de cidadão paulistano na Câmara Municipal.
Torcedor fanático do “Ameriquinha” do Rio de Janeiro, como ele mesmo se refere de maneira carinhosa, Trajano vive há 28 anos na capital paulista e aprendeu a amar a terra da garoa. Foi nela que ele começou a vitoriosa história da ESPN Brasil, que completou 16 anos de vida com direito a festança na Cervejaria São Jorge e show de Jair Rodrigues, logo após a homenagem a Trajano.
Entre os convidados de honra, muitos dos apresentadores que ajudaram a construir o sólido nome da emissora, respeitada por seu conteúdo esportivo diferenciado, com um forte teor cultural, social e até antropológico e a total liberdade de expressão editorial. “A ESPN é, talvez, o último bastião da resistência, onde se faz um jornalismo decente no Brasil. Pode parecer pretensioso, mas lá eu acho que foi o único lugar que trabalhei até hoje que nunca fui obrigado a contrariar os meus princípios de profissional”, comemorou Flavio Gomes, apresentador com seis anos de emissora. Com três anos a mais de serviços prestados à emissora, Marcelo Duarte também deu os parabéns a todos e nos revelou com exclusividade que, antes de receber a chance do próprio José Trajano de apresentar um programa no canal, morria de medo de televisão. “Sempre trabalhei em mídias impressas, mas a ESPN acreditou em mim e deu certo”, lembrou antes de contar que a emissora completa 16 anos exatamente no mesmo dia em que sua filha também alcança os 16 anos de idade.
Quem acompanhou esse nascimento de perto foi o também apresentador e narrador Paulo Soares, ou Amigão, como é conhecido por todos na ESPN Brasil. Ele está no time desde o começo e fala com propriedade o que viu acontecer ao longo dos anos:. “Hoje, somos um complexo de comunicação esportiva gigantesco, três canais de televisão, sendo um em HD e com programação 24 horas, o site, a parceria com o Estadão, a Rádio Estadão/ESPN, a Revista ESPN… Hoje, estamos muito grandes! E esse reconhecimento foi pautado pela informação e pela opinião, além do time que o Trajano conseguiu reunir, fazendo da ESPN um dos ambientes mais gostosos de se trabalhar”. Outro apresentador que considera a ESPN sua casa é o Juca Kfouri, que divide os bastidores do canal com seu filho também jornalista, o competente André Kfouri. “A ESPN é diferente por um simples fato: é a única totalmente independente, o que permite ela ser crítica com qualquer coisa que achar relevante”, travou.
Quem também deu as caras na festa foi o vereador Marco Aurélio Cunha, encarregado por entregar o título de cidadão paulistano a José Trajano. “Ele merece toda a homenagem por ter construído toda essa potência que hoje é o grupo ESPN Brasil.”. Entre os boleiros, algumas figuras conhecidas como o eterno Doutor Sócrates, que fez sucesso com as camisas do Corinthians e da Seleção Brasileira entre as décadas de 1970 e 1980. “É importante a visão da ESPN, muito além do esporte, ela tenta mostrar para o brasileiro o que ele é.”.
Para encerrar a agradável noite, não poderia faltar o depoimento do grande homenageado da noite, o mais novo paulistano José Trajano. “Crescemos muito, e isso é motivo de muito orgulho para quem começou pequenininho. O barco agora navega oceano adentro. Para o futuro, pretendemos investir pesado nas novas tecnologias, HD, 3D…”. O visionário não para de pensar para frente, mesmo quando o dia é de recordar as conquistas já alcançadas.
Deixe um comentário