Suárez brilha e Uruguai vence a Inglaterra

Suárez comemora gol com o fisioterapeuta que o recuperou de lesão no joelho esquerdo. Foto: AFP
Suárez comemora gol com o fisioterapeuta que o recuperou de lesão no joelho esquerdo. Foto: AFP

Depois de surpreender negativamente e perder da Costa Rica, por 3 a 1, na estreia da Copa do Mundo, o Uruguai provou ao mundo que pode repetir a campanha vitoriosa do Mundial de 2010, quando terminou o torneio na quarta colocação: a Celeste – como é carinhosamente chamada – venceu a Inglaterra por 2 a 1, na Arena Corinthians, em São Paulo, com dois gols do atacante Luís Suárez, que era dúvida para a Copa por causa de uma lesão no joelho esquerdo.

A partida também bateu o recorde de público do estádio: 62.575 pessoas estiveram em Itaquera neste final de tarde, mais que os 61.600 que viram Brasil e Croácia no dia 12 de junho, data do início do campeonato.

O resultado embolou o Grupo D, que agora tem três times com três pontos. Até a seleção inglesa, que perdeu seus dois jogos e não pontuou ainda, tem chances de passar de fase. No entanto, para isso acontecer, a Inglaterra precisa golear a Costa Rica na última rodada e o jogo entre Uruguai e Itália, na terça-feira (24), precisa acabar com vitória italiana. Em caso de empate neste jogo, os dois times avançam.

Após o jogo, Suárez foi levantado pelos companheiros de time e deu uma espécie de volta olímpica no gramado, saudado pelos uruguaios que ficaram nas arquibancadas mesmo após o jogo ter acabado. “Foi sofrido, mas o importante é que ganhamos, o que nós queríamos. A verdade é que eu tive muita luta para estar aqui e tive muita crítica. Foi o que eu sonhei”, disse ele, chorando, após a partida. “Nós ganhamos como o Uruguai deve ganhar. Agora precisamos manter este foco”, complementou o capitão da equipe, o zagueiro Godin.

Nesta sexta-feira (20), Itália e Costa Rica se enfrentam na Arena Pernambuco, em Recife, às 13h, pelo complemento da segunda rodada da chave. Se os italianos venceram, garantem a vaga.

Após o jogo, alguns dos principais jornais deram destaque para a atuação do camisa 9 uruguaio: o El País, de Montevidéu, chamou Suárez de rei, e o Olé, da Argentina, acostumado a brincar com os rivais de sua seleção, se rendeu ao jogador uruguaio, também chamando-o de rei e repercutindo a frase do atleta após o jogo. Na Inglaterra, o Mirror já fala que o sonho do título acabou, mesmo com chances matemáticas ainda existentes, e o The Guardian admite que Suárez “afundou” a seleção inglesa.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.