QUE SEMANA! Brasileiros #42

E começa mais um QUE SEMANA! na Copa…  Protestos, lances incríveis, zebras maravilhosas e as notícias absurdas e que você deveria ter lido na semana que passou! VEM!

1- #TáTendoCopa

Na semana que passou, os resultados dos jogos do mundial de futebol deram o que falar. Veja bem, quem iria esperar que Espanha e Inglaterra voltassem tão cedo para casa?

Resumo da atuação da Espanha em terras brasileiras.

E o que falar do México, então? Você deve ter visto o goleirão Guilhermo Ochoa segurando TODOS os chutes ao gol, incluindo o lance incrível de Neymar (veja abaixo). O mais impressionante? Ele está desempregado desde maio. A Brasileiros contou a história do nosso incrível carrasco.

Herói nacional, o Ochoa.

 

Outra novidade maravilhosa foi o desempenho dos times da América Latina. A coluna #VaiTerCopaSim está acompanhando o dia a dia das zebras. Confira. Mas para jogador da Costa Rica, campanha “não é casualidade”. Teve também inovação nesta Copa do Mundo, e olha que a gente não está falando do exoesqueleto do Nicolelis. A novidade foi a troca de calções, após o jogo entre Camarões e Croácia. Uma modalidade a mais para quem quer confraternizar pós-jogo.

O croata Ivan Rakitic e o camaronês Stéphane M’Bia são amigos e jogaram juntos pelo Sevilha na última temporada.

 

E na quinta-feira (19), a cidade de São Paulo foi palco do jogo Inglaterra x Uruguai e de mais uma manifestação que acabou com depredação – desta vez de uma concessionária. A Brasileiros foi conversar com a dona do estabelecimento, Mariana Caltabiano, de 41 anos, que afirmou: “Sou a favor das manifestações”

Crédito: Mídia NINJA.
Crédito: Mídia NINJA.

O Brasil está efervescente, mas uma verdade paira nas redes: Uma Copa só é pouco! Tem até evento no Facebook, com mais de 45 mil pessoas “confirmando presença”, chamando por uma “manifestação” para ter mais Copa do Mundo no ano que vem. HEHE.

O jornalista Jason Davis, da ESPN britânica, tuitou: "Se a Copa do Mundo no Brasil for assim, que todas as Copas do Mundo sejam no Brasil".
O jornalista Jason Davis, da ESPN britânica, tuitou: “Se a Copa do Mundo no Brasil for assim, que todas as Copas do Mundo sejam no Brasil”.

 

2- A imprensa na Copa

E o mundial vem atraindo todo tipo de atenção da imprensa internacional para o nosso país – é óbvio. Fala-se da política, da violência policial, do calor humano e acolhimento do povo, mas fala-se também da nossa “grande” imprensa. Foram dois casos na semana que passou.

Na segunda-feira (16), a revista Veja e o blogueiro Rodrigo Constantino viraram piada internacional. É que o autor do livro “Esquerda Caviar” publicou texto em que refletia sobre o “logo vermelho da Copa”.

Hehe.
Hehe.

 

Considerado “O trovão da Razão”, pela Veja, Rodrigo pergunta ao leitor se “é paranoia ficar esquentando com esse 2014 em vermelho?” e continua “um leitor vai além, e diz que logo abaixo do número temos claramente a letra L em amarelo, referência ao ex-presidente Lula”.  Rodrigo se questiona sobre um suposto aparelhamento do logo do mundial da Fifa. Quem se impressionou com tal teoria da conspiração foi Vincent Bevins, corresponde do LA Times aqui no Brasil, que não conteve o riso.

Reprodução Twitter.
Reprodução Twitter.

 

Outro vacilo que marcou a semana foi a publicação da entrevista com Felipão, ou melhor, com o sósia do técnico da seleção brasileira. A “exclusiva” foi feita pelo jornalista Mário Sérgio Conti, em um voo após o empate contra o México, e publicada nos sites da Folha de S.Paulo, UOL e O Globo. A manchete indicava: “Felipão sobre Neymar – ‘Se tivéssemos três como ele, a Copa seria uma tranquilidade’”. Virou piada internacional também:

Se parecem ou não? Reprodução /BBC.
Se parecem ou não? Reprodução /BBC.

Além do erro – percebido fora da redação –, a ombudsman da Folha citou a falta de “autocrítica” do jornal: “Ninguém da Folha se pronuncia”. Vera Guimarães Martins também falou do caso da publicação fora de contexto da poesia concretista “VIVA VAIA”, de Augusto de Campos, em uma página da edição de sábado (14), que repercutia os xingamentos dirigidos à presidenta Dilma Rousseff na abertura da Copa. “A brutalidade da conduta de alguns torcedores mereceria incisiva condenação, não dubitativa cobertura, abonada por um poema meu publicado fora do contexto”, escreveu o autor.

Ainda sobre mídia: A diretora de redação da BBC Brasil versus Diogo Mainardi.

3- Mudando de assunto

Durante almoço aos chefes de Estado e governo que compareceram à abertura da Copa, na quinta-feira (12), a presidenta Dilma Rousseff puxou um “Parabéns a Você” ao secretário-geral da ONU, o sul-coreano Ban Ki-moon, que completava 70 anos. Répi-Bârfidei.

E na quinta-feira (19), a pesquisa CNI/Ibope revelou que a presidenta cresceu dentro da margem de erro. Segundo o instituto, Dilma tem 39% das intenções de voto, contra 21% de Aécio Neves (PSDB-MG) e 10% de Eduardo Campos (PSB-PE).

4- Só alegria

Pessimismo que nada! Faz bem dar risada e enfrentar os problemas de frente. Na edição de junho, a Revista Brasileiros trilhou o mapa do riso: contamos histórias de superação onde o bom humor foi instrumento de mobilização e crítica, falamos sobre programas e formatos que revolucionaram gêneros e lembramos que o humor moleque também é importante. Confira!  

HUE HUE BR
HUE HUE BR

 

5- Arte fora do eixo 

A ARTE!Brasileiros produziu edição especial para Brasília, sobre mercado de arte contemporânea no país, expansão de galerias e as últimas tendências. A revista foi lançada na extensão fora do eixo da consagrada feira internacional SP-Arte, e está toda disponível neste link

Capa: Detalhe da obra Estive feliz de saber que você está bem, 1990, 180 x 170 cm, acrílica sobre tela, de Beatriz Milhazes, pertencente ao acervo do MAB – Museu de arte de brasília. imagem cedida pelo museu.
Capa: Detalhe da obra Estive feliz de saber que você está bem, 1990, 180 x 170 cm, acrílica sobre tela, de Beatriz Milhazes, pertencente ao acervo do MAB – Museu de arte de brasília. imagem cedida pelo museu.

 

6- Para os amantes de Chico

Chico Buarque, artista imprescindível, completou 70 aninhos na última quinta-feira (19). Para comemorar, a coluna Quintessência contou histórias e bastidores de um álbuns mais importantes da MPB: “Construção”. 

Em clima de Copa: o meme zoando o jogo em que a seleção da Holanda ganhou da Espanha por 5 a 1.
Em clima de Copa: o meme zoando o jogo em que a seleção da Holanda ganhou da Espanha por 5 a 1.

Falando em ícones da cultura brasileira, leia a crônica em que Caetano Veloso narra sua ida ao estádio e critica ofensas contra a Dilma.

Caê "de cara" ouvindo às vaias.
Caê “de cara” ouvindo às vaias.

 

7- A miopia social representada pela baronesa do café

Na internet é assim, falou sem pensar e caiu na timeline alheia, virou meme. Nesta semana, o caso da empresária Isabela Raposeiras, dona do Coffee Lab, representa bem esta dinâmica. 

“Descobri na semana passada que faço parte de uma minoria que sofre preconceito e discriminação: a elite branco-européia nascida no Brasil”. Assim começa o texto que a empresária postou ao ficar “indignada” com as notícias que apontaram que a torcida (que desrespeitou a presidenta na abertura da Copa) era formada por uma “elite branca”. Já deu preguiça de ler o que vem pela frente, né? Para os corajosos segue abaixo o texto todo.

Raposeiras desabafou na fanpage do seu empreendimento, recebeu inúmeras críticas (perdeu muitos clientes de seus caros cafés) e virou Tumblr: “Baronesa do Café – o café é preto mas a elite é branca”. Virou bom exemplo do distanciamento da realidade da elite que vaiou a chefe do Estado brasileiro – que acredita na meritocracia e é alimentada pelo ódio de alguns veículos de comunicação.

Reprodução/ Tumblr.
Reprodução/ Tumblr.

 

8- O autor do último ato democrático

Fragmentos importantes da história do Brasil. Nos primeiros instantes do dia 2 de abril, Waldir Pires, consultor-geral da República, colocou um papel na máquina e datilografou a derradeira mensagem do governo ao Congresso Nacional. O comunicado de 75 palavras, assinado por Darcy Ribeiro, chefe da Casa Civil, entrou para os anais do Congresso, minutos antes da Constituição ser rasgada. Na sequência, os dois tiveram que deixar o Brasil de forma clandestina, em um pequeno avião fretado pelo então deputado Rubens Paiva. Leia entrevista de Waldir Pires à Brasileiros.

Waldir Pires. Foto: Hélio Campos Mello.
Waldir Pires. Foto: Hélio Campos Mello.

9- Mudando de assunto

Coincidentemente no mesmo dia em que a Alemanha estreará na Copa do Mundo do Brasil, contra Portugal, em Salvador, o ex-piloto alemão Michael Schumacher acordou, nesta segunda-feira (16), do coma em que estava desde o final do ano passado, quando sofreu um acidente nos alpes franceses. Leia mais.

 

Vai Schumi!
Vai Schumi!

 

10- O exemplo japonês

Após a derrota da seleção japonesa para Costa do Marfim, por 2 a 1, neste sábado (14), os torcedores japoneses deram um verdadeiro exemplo de civilidade. Logo após o apito final, a torcida nipônica ajudou a coletar e ensacar o lixo produzido por eles nas arquibancadas da Arena Pernambuco. Veja mais.

Reprodução / Facebook.
Reprodução / Facebook.

11- A mensagem de Marina sobre a Copa

E na terça-feira (17), durante a partida disputada entre Brasil e México, a vice na chapa de Eduardo Campos (PSB-PE) para presidência, Marina Silva, publicou mensagem enigmática em sua página no Facebook. “A torcida do México veste o vermelho. O Brasil todo é amarelo”, afirmou. Seria uma constatação óbvia ou sugestão conspiratória na linha de Rodrigo Constantino? Decifre se for capaz.



12- Sim, deixamos o melhor por último…

a história dos “yellow blocs”, ou o bloco da coxa-creme. Algumas pessoas – durante o jogo Brasil x México – resolveram seguir as leis do Rei do Camarote, em que esbanjar agrega “statis”.

Agregando valor ao camarote...
Agregando valor ao camarote…

A TV Folha produziu reportagem que registrou “grandes momentos” do evento que reuniu uma galera que paga até 5 mil reais pra ver um jogo na área VIP, claro. 

Entre as pérolas do vídeo, é possível escutar: “Não que eu seja melhor que ninguém, eu só paguei mais caro”. Ou então: “Esse é um ambiente top, high society e mesmo assim, a gente tá enfrentando fila de banheiro, de comprar ficha […] é a mesma coisa que você enfrenta na SAÚDE, na EDUCAÇÃO, todos os problemas sociais que a gente tem hoje em dia”

“Hoje tem FIFA Fan Fest no Vale do Anhangabaú e eu não posso ter nada disso, porque tem violência, porque eu tenho medo de ser roubado, porque eu tenho medo de tomar UMA FACA NO MEU BAÇO… eu tenho medo”.
“Hoje tem FIFA Fan Fest no Vale do Anhangabaú e eu não posso ter nada disso, porque tem violência, porque eu tenho medo de ser roubado”…

13- Chega!


Boa semana, amigos! Hoje é dia de jogo! Fica a nossa torcida \o/ Falando nisso, os torcedores de Gana ocuparam o shopping Midway, em Natal, com seu ritmo e energia na tarde do domingo (15). Leia as outras edições do QUE SEMANA! e acompanhe os resultados dos jogos, as análises e histórias nas ruas pela Brasileiros.



Comentários

2 respostas para “QUE SEMANA! Brasileiros #42”

  1. Texto bem escrito e articulado! Melhor não poderia! Parabéns pelo conjunto da obra!

  2. Olá, gostaria de saber se algum dia pretendem fazer uma reportagem que não seja tendenciosa para algum partido político. O que nos falta é isso, imparcialidade e menos repórteres vendidos à algum partido.

    Gostaria que fossem menos cegos ao atual governo e à presidenta, gostaria que não tentassem manipular as coisas com informações irrelevantes e tendenciosas.

    Saudades do jornalismo verdadeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.