11 dias, 32 jogos, 94 gols, esses são os números da Copa do Mundo no Brasil até agora, que vem sendo aclamada como uma das melhores da história por conta da qualidade dos jogos e resultados inesperados.

Até agora cada time já disputou duas partidas e, nessa segunda-feira, começam a decidir que segue adiante e quem volta para casa. Poucas seleções já estão matematicamente classificadas e mesmo as que estão, jogam pela primeira posição do grupo. As desclassificadas são menos ainda, entre o bolo, duas campeãs mundiais, Inglaterra e Espanha.

Confira agora os confrontos decisivos da fase de grupos e o que cada país precisa fazer para manter vivo o sonho de levantar a taça.

GRUPO A
Brasil x Camarões –  23/06/2014 – 17h Mané Garrincha
O Brasil garante a classificação com um empate, porém, a primeira colocação do grupo só vai ser matematicamente assegurada em caso de vitória. 

Sem marcar nenhum ponto até agora, Camarões já deu adeus a qualquer chance de continuar no torneio

Croácia x México – 23/06/2014 – 17h Arena Pernambuco
Croatas e mexicanos jogam a vida hoje em Pernambuco. Com quatro pontos, o México joga pelo empate para se classificar, caso almeje a primeira posição da chave, precisa da vitória e ainda contar com um tropeço do Brasil.

Para a Croácia só a vitória interessa.

GRUPO B
Chile x Holanda – 23/06/2014 – 13h Arena Corinthians
Europeus e sul-americanos já se garantiram na próxima fase sendo que a Holanda joga pelo empate para garantir a liderança do grupo.

Austrália x Espanha – 23/06/2014 – 13h Arena da Baixada
As duas seleções fazem a partida mais deprimente da primeira fase, a única onde os dois times já não têm chances de nada.

GRUPO C
Colômbia x Japão – 24/06/2014 – 17h Arena Pantanal
Entre os cabeça-de-chaves, a Colômbia foi a seleção que teve mais tranquilidade para se classificar, ganhou seus dois jogos e praticamente já garantiu a primeira posição do grupo, precisando apenas de um empate para isso.

Na terceira posição da chave com apenas um ponto, para se classificar o japão precisa vencer, de preferência por goleada, e ainda contar com um revés da Costa do Marfim contra a Grécia.

Costa do Marfim x Grécia – 24/06/2014 – 17h Castelão (CE)
Se quiser depender apenas de sí próprio para passar de fase, a Costa do Marfim, precisa vencer a Grécia. Em caso de empare continua com boas chances de passar, precisa apenas de uma ajudinha da Colômbia, que não pode deixar o Japão fazer os 3 pontos.

Em último no grupo, teoricamente o caminho dos gregos para a classificação é mais simples que o do Japão. Precisa vencer os africanos e contar com a provável vitória da Colômbia.

GRUPO D
Costa Rica x Inglaterra – 
24/06/2014 – 13h Mineirão
Grande surpresa da Copa do Mundo, a Costa Rica já está classificada para a próxima fase e precisa apenas de um empate contra a decepção Inglaterra, já eliminada, para garantir a liderança do grupo.

Itália x Uruguai – 24/06/2014 – 13:00 Arena das Dunas
Os dois primeiros campeões do mundo se enfrentam pela sobrevivência, quem vencer avança. A Itália joga pelo empate.

GRUPO E
França x Equador – 25/06/2014 – 17h Maracanã
A França não encontrou problemas para vencer seus dois primeiros jogos. Apesar dos seis pontos, ainda não garantiu a classificação, para não depender de outros resultados precisa do empate.

O Equador está em segundo no grupo, com 3 pontos, mas nem a vitória o garante na próxima fase. Caso a Suíça perca seu jogo, o Equador só não se classifica se for goleado pela França. Se os Suíços empatarem, o Equador precisa de no mínimo um ponto também. Se a Suíça somar 3 pontos, o Equador precisa da vitória e ainda cultivar os dois gols de vantagem que tem no saldo em relação aos adversários diretos.

Suíça x El Salvador – 25/06/2014 – 17h Arena da Amazônia
Apesar da terceira posição no grupo, a Suíça, teoricamente, está mais próxima da classificação do que o segundo colocado, o Equador. A Suíça enfrenta a fraca e já eliminada seleção de El Salvador e passa para a próxima fase se vencer ou empatar, contanto que a França ganhe de Equador, resultado que é bem provável.

GRUPO F
Argentina x Nigéria – 25/06/2014 – 13h Beira-Rio
Já garantidos na próxima fase, os argentinos jogam pelo empate para garantir a liderança do grupo. A Nigéria se garante na próxima fase com um empate e rouba a primeira posição com vitória.

Irã x Bosnia-Herzegovina – 25/06/2014 – 13h Fonte Nova
O Irã precisa torcer por goleada argentina e ainda assim vencer seu jogo contra a Bósnia-Herzegovina, já eliminada.

GRUPO G
Alemanha x Estados Unidos – 26/06/2014 – 13h Arena Pernambuco
Empatados em primeiro do grupo com 4 pontos, com vantagem germânica no saldo de gols, um empate garante as duas seleções na próxima fase. Em caso de vitória para qualquer um dos lados, o derrotado ainda se mantêm com chances de classificação dependendo do resultado do confronto entre gana e Portugal.

Portugal x Gana -26/06/2014 – 13h Mané Garrincha
Em situação complicadíssima, europeus e africanos precisam da vitória e, de preferência, de goleadas. As duas seleções torcem para a vitória da Alemanha no outro confronto do grupo, já que os Estados Unidos, que tem quatro pontos, o máximo que podem alcançar Portugal e Gana, possui saldo de gols inferior.

GRUPO H
Bélgica x Coréia do Sul -26/06/2014 – 17h Arena Corinthians
A Bélgica já está classifica e precisa de um ponto para garantir a primeira posição. Os asiáticos precisam de um milagre, golear a forte seleção belga e contar com empate entre a Rússia e Argélia ou uma vitória da Russia por um placar pequeno.

Argélia x Russia -26/06/2014 – 17h Arena da Baixada
A Argélia depende apenas de seu esforço, uma vitória simples garante os africanos na segunda fase pela primeira vez na história. A Russia vai ter vida mais difícil pra passar, tem que vencer por mais de um gol de diferença



Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.