Bienal 60 anos: arte americana invade a festa

Às vésperas de sua trigésima edição, que ocorrerá em 2012, a Bienal Internacional de São Paulo, considerada a segunda mais importante mostra mundial de arte contemporânea, chega aos 60 anos em 21 de outubro e, como parte das comemorações, abrirá para o público, nesta sexta-feira (30/9), a mostra Em nome dos artistas. Embora a Bienal de São Paulo tenha sido criada em 1951, na ocasião de seus 40 anos, em 1991 a Bienal de Veneza – que ocupa o primeiro posto mencionado acima – completaria seu centenário e foi feito um acordo para adiar a mostra brasileira para 1992, este o motivo de, a partir de então, as bienais acontecerem em anos pares e a trigésima edição não coincidir com os 60 anos da mostra.
[nggallery id=13909]

Se em 1951, quando foi realizada pela única vez na esplanada do Parque Trianon que hoje abriga o MASP de Lina Bo Bardi, a Bienal teve destaques plurais, como Giacometti, Portinari, Picasso, Goeldi e Jackson Pollock, vem dos Estados Unidos o volume majoritário das mais de 200 obras expostas em Em nome do artistas. Ocupando quase todo o espaço expositivo do prédio da Bienal, as obras, pertencentes ao Astrup Fearnley Museum of Modern Art de Oslo promovem um recorte recente da produção contemporânea americana ao longo das duas últimas décadas, reunindo 50 artistas, com destaque para os icônicos Damien Hirst, Jeff Koons e Cindy Sherman.

Segundo o curador Gunnar Kvaran, a intenção de Em nome dos artistas não é representar movimentos, tampouco sintetizar um período histórico, mas enfatizar aspectos individuais da criação artística. A parceria com o museu norueguês promoverá, em setembro de 2012, uma coletiva, em Oslo, que privilegiará a produção contemporânea brasileira, com curadoria de Gunnar, diretor do Astrup Fearnley, do suíço Hans Ulrich Obrist e do brasileiro Paulo Herkenhoff, curador de uma das mais celebradas edições da Bienal de São Paulo, a 24ª, realizada em 1998. Em nome dos artistas fica aberta para visitação até 04/12.

SERVIÇO
Fundação Bienal de São Paulo
Av. Pedro Álvares Cabral, s/n
Parque do Ibirapuera – Portão 3 – Pavilhão Ciccillo Matarazzo
Telefone: (11) 5576-7600
A partir de 30 de setembro
Terça, quarta, sexta, sábado e domingo, das 9 às19h (entrada até às 18h); quintas, das 9 às 22h (entrada até às 21h)
Ingressos: R$ 20 (inteira); R$ 10 (meia); grátis aos domingos


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.