A FIFA está abrindo novos lotes de ingressos para partidas da Copa do Mundo durante as madrugadas desde o início do campeonato, segundo apurou a reportagem de Brasileiros. A entidade não divulgou que venderia novas entradas depois de 3 de junho (nove dias antes do torneio) quando abriu publicamente o último prazo para compra de 180 mil bilhetes que ainda não haviam sido comercializados. Na noite desta terça-feira (24), haviam ingressos, inclusive, para a final do Mundial, no dia 13 de julho, no Maracanã, e para as duas semifinais, em Belo Horizonte, no dia 8 de julho, e em São Paulo, no dia 9 de julho.
A entidade confirmou à Brasileiros que ainda está vendendo ingressos para jogos da Copa em seu site oficial e que adotou a estratégia de não divulgá-los porque tem poucas entradas disponíveis. A FIFA ainda afirma que a comercialização de novos bilhetes continuará acontecendo até o jogo decisivo do Mundial, no dia 13. “Os ingressos nunca estão esgotados, a mensagem que colocamos é que eles estão apenas ‘temporariamente’ esgotados. Nós não divulgamos porque isso acarretaria em uma grande procura dos interessados que ainda não compraram e criaria uma expectativa que não poderíamos atender. O número de ingressos não é relevante e, então, preferimos deixar apenas no processo online como está sendo atualmente”, afirmou a instituição por meio de sua assessoria de imprensa.
Os ingressos vendidos no site são sobras ou devoluções, segundo atesta a FIFA. A entidade reserva 16% dos lugares nas arenas da Copa para torcedores das seleções que vão atuar nestes locais (8% para cada time). Como algumas favoritas foram eliminadas já na primeira fases, casos exemplificados por Inglaterra e Espanha, as entradas reservadas para esses países ficam disponíveis. Há ainda o mecanismo que permite que um comprador revenda seu bilhete à FIFA 72 horas após tê-lo comprado, pagando uma multa de 10% no seu valor. “Também acontece de alguns patrocinadores que fizeram campanhas sobre a Copa e que, por algum motivo, não usaram todos os ingressos que eles tinham, e então devolveram para a FIFA, que põe novamente à disposição do público geral. Há ainda o caso de funcionários que ganham uma cota de bilhetes de cortesia e podem vendê-los. Estes ingressos estão caindo toda hora no sistema da FIFA para serem comercializados”, diz a assessoria.
A procura por ingressos criou mecanismos de facilitação e fóruns de discussão na internet. No Facebook, há um grupo chamado “COMPRE INGRESSOS DA COPA SEM CAMBISTAS” com 13 mil torcedores que discutem as melhores formas de conseguir comprar entradas e dividem a felicidade quando, enfim, efetuam a compra. Pessoas que conseguiram comprar ingressos também revendem no grupo pelo dobro do preço, valor máximo estipulado nas regras do fórum. No entanto, reclamações são comuns: nesta terça, um rapaz do Rio de Janeiro advertia aos moderadores que existem cambistas virtuais vendendo entradas para a final por R$ 30 mil reais. “Os caras compram de madrugada para revender durante a tarde por valores absurdos e ainda dizem que dão preferência por quem paga mais”, publicou na rede social.
A reportagem de Brasileiros ainda acessou dois meios de saber quando e quantos ingressos estão sendo disponibilizados. O site Fura Fila da Copa alerta com uma sirene a cada novo lote de ingressos abertos e um hacker da Arábia Saudita construiu um programa que facilita até a colocação de bilhetes no “carrinho” – fase final de compra – chamado Scorpyn Ticket Scanner, que foi tema de recente reportagem no site da Veja. “Não é a primeira vez que surgem formas de burlar o sistema da FIFA. Estamos monitorando, mas nada está sendo feito porque o programa não está atrapalhando a venda de ingressos dentro do site oficial”, afirmou a entidade.
Na manhã desta terça-feira, três jogos tinham ingressos disponíveis no site da Fifa: Japão e Colômbia, às 19h, em Cuiabá, Bósnia e Irã, na quarta-feira (25), às 13h e Argélia e Rússia, na quinta-feira (27), às 17h.
Deixe um comentário