Nessa segunda-feira, dia 31 de outubro, o Conselho Regional de Serviço Social do Rio de Janeiro anunciou os finalistas da 5ª edição do Prêmio Visibilidade das Políticas Sociais e do Serviço Social e, para orgulho de nossa equipe, a Brasileiros concorre com duas matérias entre as quatro finalistas.
Os jornalistas Marcelo Pinheiro e Guilherme Lacombe assinaram em conjunto a matéria intitulada Estação solidariedade, da edição 47, de junho desse ano e que trazia na capa um extenso especial diversidade. A matéria conta a trajetória do CADS, Coordenadoria de Assuntos da Diversidade Social – criada em 2005 pelo então prefeito José Serra, para defender direitos essenciais da comunidade LGBTT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais e Transgêneros) da cidade de São Paulo.
Dois meses depois, o psicanalista Antonio Lancetti escreveu, para a edição 49, Os riscos escondidos do crack, uma minuciosa análise do devastador cenário da droga no Brasil, desde os males que ele faz a cabeça e ao corpo de seu usuário, até os perigos e destruições que ele oferece a sociedade que o cerca.
As outras duas matérias que também concorrerão ao prêmio foram ambas escritas por Hélio Euclides e publicadas no Jornal Maré de Notícias, uma delas debatendo os terríveis abusos e agressões domésticas sofridas pelas mulheres brasileiras, e a outra sobre a falta de dialogo entre prefeitura e moradores da região de Maré, Rio de Janeiro, a respeito do temor da remoção de casas no bairro.
A matéria vencedora será anunciada até o final desse ano. Torcida para nossos jornalistas!
Deixe um comentário