Imprensa internacional fala em humilhação do Brasil

Jogadores da Alemanha comemoram quinto gol na partida desta terça. Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Jogadores da Alemanha comemoram quinto gol na partida desta terça. Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

A goleada histórica sofrida pela Seleção Brasileira nesta terça-feira (8), por 7 a 1, para a Alemanha, nas semifinais da Copa do Mundo, virou motivo de zoação da imprensa internacional assim que o jogo acabou. A palavra “humilhação” foi a mais usada pelos veículos de comunicação do mundo todo após o apito final do árbitro no Mineirão, em Belo Horizonte.

Na América Latina, obviamente, foi do diário argentino Olé, que é acostumado a brincar com derrotas dos principais rivais da Argentina, a brincadeira mais pesada. Na capa do site do jornal estava estampado a frase “Brasil decime que se siete…”, numa alusão a música que a torcida deles criou para entoar nos estádios brasileiros durante o Mundial. O La Nacion, também da Argentina, foi mais contido, dizendo que foi uma derrota histórica. O El País, do Uruguai, foi outro que pegou pesado, dizendo que a Alemanha humilhou todo o Brasil. No Chile e na Colômbia, rivais que foram eliminados pela Seleção durante as oitavas e quartas de final do Mundial, a imprensa também não poupou o time brasileiro: o El Tiempo, de Bogotá, diz em seu site que foi uma humilhação mundialmesma palavra usada pelo La Tercera, de Santiago, e o Diário do México, da capital mexicana, elogiou a sinfonia da seleção alemã.

Nos Estados Unidos, o maior jornal do mundo, o New York Times falou que a mística do futebol do Brasil acabou. 

Na Europa, as manchetes também foram fortes com a eliminação brasileira. Na Espanha, o Marca, considerado o maior portal de notícias esportivas do mundo, diz em sua capa que a desonra será eternae o Sport, da Catalunha, diz que é a maior humilhação da históriamesma frase usada pela Gazzetta dello Sport, da Itália. Na França, o L’Equipe, diário de esportesfoi mais contido, chamando a goleada apenas de desastreassim como em Portugal, onde o jornal A Bola, de Lisboa, colocou em sua capa que o que aconteceu foi incrível.

Na Alemanha, o Bild, de Berlim, fez uma declaração aos jogadores da seleção germânica, dizendo “Obrigado, nós te amamos”o Welt disse que o Mineirão se tornará um estádio lendário, e o Die Zeit, também falou em humilhação. A Seleção Brasileira volta a campo no sábado, às 17h, no estádio Mané Garrincha, contra o derrotado da semifinal desta quarta-feira (9), entre Argentina e Holanda. A final será no domingo, às 16h, no Maracanã.


Comentários

6 respostas para “Imprensa internacional fala em humilhação do Brasil”

  1. Avatar de manoel silva
    manoel silva

    Eu esperava ja uma derrota mas dotamanho q foi é humilhacao precisa olhar pra os jogadores do brasil …tem muita gente jogando muita bola. Ok !

  2. Amigo Juan, não estou aqui neste espaço para me reportar aos problemas políticos e sociais do mundo. Esses eu discuto sim em outros locais da net que sugerem a temática. Não me interpretes mal, mas estás sendo tendencioso qdo diz que os comentários da imprensa internacional é fruto de repercussão do que disseram os jornais do Brasil. Até parece que vc não conhece a forma que os brasileiros têm sido tratados em outros países, principalmente pelos europeus. Lembra do caso da banana? E da forma como foram e são recebidos brasileiros na Espanha? Etc… Portanto, o brasileiro não vem semeando preconceito ao contrário é vítima e reage. Brasileiros pq são de um país pobre e de origem negra, são hostilizados. E este momento de fracasso da Seleção em Copa do Mundo tem sido motivo para colocarem pra fora tdo seu preconceito e escárnio.
    Não me leve a mal, mas quem se preocupa com a paz do mundo e com o sofrimento humano, não fomenta rancores.

  3. Que humilhante foi este jogo aposto que foi comprado e a Dilma esqueceu de pagar o restante do boleto e quem sofre as consequencia somos nos brasileiros acostumados a sofrermos com humilhaçoes! gastou milhoes em estadios para que ? para vermos este circo que virou o futebol brasileiro a onde nòs somos os palhaços.
    Depois disso quero ver qual a seleçao que vai ter respeito com o brasil porque viramos motivo de piada.
    A amarela de neve e os 7 anões.
    é isto que a seleçao brasileira virou historia em conto de fadas para crianças dormirem.
    e tambem tem que mudar este tecnico arrogante que é o Felipão como ele mesmo disse quem gostou gostou , quem nao gostou vai para o inferno então que vá ele mas vai sozinho.

  4. O que esses jornais publicam é sinal de um extremo despeito. sabem que essas surpresas fazem parte do futebol. Ninguém está livre em passar tbm por isso. Vocês jornalistas estrangeiros estão demonstrando um grande desrespeito com um pais cujo o futebol sempre brilhou.

    1. Avatar de juan antonio
      juan antonio

      não amiga natalia o que esos jornas publican desse jeito es so uma repercussão de o que publicaron os jornais brasileiros cuando espanha perdeu de 5 contra a Holanda e Portugal perdeu de cuatro conta Alemanha e so pesquisar na red gentileza gera gentileza mais e o povo brasileiro gentil nessas áreas ???? nos últimos dias estou apercevendo que o povo brasileiro na sua minoria esta sendo um pouco racista com os estrangeiros e falo como espanhol que mora no brasil tem filhos brasileiros e esposa brasileira não tome a mal es so que fico indignado com os comentários que se facen sem olhar as repercussões do que o brasil esta semeando pesquise por favor o brasil tem coisas mais importantes que olhar a imprensa internacional pra criticar savia que hoje ifon esta destuiendo o japao que 10/07/2014 um tufão que israel e gaza estão en gera e moreron 77 civis que não tenhen culpa de nada savia que pro rusia esta en gerra fae um tempão isso es o que deveria ver o povo brasileiro e porque essas informações não chegaram ao povo com licença e moiuto
      carinho

  5. Avatar de gilberto macorocoro
    gilberto macorocoro

    eu ja esperava a goleada,mas nao tao gorda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.