Avião da Air Algérie cai com 116 pessoas em Mali

A companhia aérea argelina Air Algérie confirmou que o voo AH5017, que ia de Ouagadougou, capital de Burkina Faso, para Argel, capital da Argélia, caiu na cidade de Tilemsi, na região de Gao, em Mali, na África. Ainda de acordo com a empresa, haviam 116 pessoas na aeronave, incluindo passageiros e tripulação, sendo que falta a verificação de três nacionalidades por parte da companhia. A maioria dos que estavam no voo eram de franceses (50), seguidos de burkinabes (24), libaneses (8), argelinos (6), canadenses (5), alemães (4) e luxemburgueses (2). Havia ainda pessoas de Mali, Nigéria, Camarões, Bélgica, Ucrânia, Romênia e Suíça.

A aeronave, um McDonnell Douglas MD-83, é alugada de uma companhia espanhola que não teve o nome divulgado, e decolou à 1h17 do horário local (22h17 do horário de Brasília) e deveria ter chegado à Argélia às 5h10 (1h10 de Brasília), mas perdeu contato 50 minutos após a decolagem. Segundo o jornal Le Monde, da França, a última comunicação do piloto com a torre de controle foi pedindo mudança de rota por causa de uma forte tempestade no local. O exército francês enviou dois aviões Mirage 2000, da sede da força aérea do país em N’Djamena, em Chade.

Mísseis

Ainda segundo o Le Monde, há uma pequena possibilidade de o avião ter sido abatido por rebeldes do norte do Mali, que supostamente possuem ligações com o Al-Qaeda. No entanto, é improvável que eles tenham equipamento suficiente para derrubar uma aeronave, assim como foi na Ucrânia, na semana passsadas. Na semana passada, um avião da Malaysia Airlines com 298 passageiros foi atingido por um míssil no Leste da Ucrânia. Os primeiros corpos recuperados chegaram ontem à Holanda, país com o maior número de vítimas. Na quarta (23), um avião da TransAsia teve de fazer um pouso forçado em Taiwan e deixou mais de 40 mortos. Além disso, um avião da Malaysia Airlines continua desaparecido desde março, com 239 passageiros a bordo.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.