MUBE apresenta mostra de Pablo Atchugarry

Divulgação.
Escultor posa ao lado de obra em mármore carrara. Para críticos, ele transforma mármore em papel. Divulgação.

Considerado um dos maiores artistas plásticos da América Latina, o uruguaio Pablo Atchugarry comemora seus 60 anos com mostra no Brasil. A exposição“ Viagem pela Matéria”, em cartaz no MuBE, reúne 56 esculturas realizadas nos últimos cinco anos, além de dez óleos do fim dos anos 1970, quando o artista iniciava a carreira, e de oito desenhos. Veja entrevista exclusiva com o artista:

Seu pai, engenheiro de profissão, amante da arte figurativa e imaginativa, aluno do grande mestre Joaquín Torres Garcia, fazia experimentos com colagens utilizando vários tipos de materiais. Foi esse ambiente que inspirou Pablo, a realizar seus primeiros trabalhos, em cimento. Mesmo com pouca idade, Atchugarry busca consolidar suas expressões, continuamente redefinidas e, por fim, perfeitas, transpondo as barreiras do seu primeiro material. Nascem, assim, no filão da busca dos primórdios de uma possível realidade transcrita, alfabetos zoomorfos e antropomorfos, que representam, desde cedo, a dedicação de seu trabalho ao Homem, à Natureza, ao desejo de sua ‘paz interior’, perenemente duradora.

Em 2003, o artista representou o Uruguai na 50 ª Bienal de Veneza, com sua obra “Sonhando com a paz”, um grupo escultórico formado por cinco elementos, dois deles em mármore de Carrara, chegando a medir 3,50m de altura, e outros três em mármore Bardiglio de la Garfagnana, de 1,50 m de altura.

A mostra acontece entre os dias 25 de julho e 21 de setembro, de terças a domingos, das 10h às 19h, com entrada gratuita. Na sexta (25), Atchugarry participa na sexta (25), de oficina gratuita com crianças a partir de 10 anos na qual desenvolve atividade prática criativa para fomentar o conhecimento tridimensional. Os horários e as inscrições devem ser consultadas e feitas por meio do telefone: (11) 2594-2601.

Serviço:
Pablo Atchugarry no MUBE
De 25/07 até 21/09 de 2014
Terça a domingo das 10h às 19h


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.