Caixa Cultural apresenta três mostras baseadas em livro Lévi-Strauss

​Marie Voignier, Hinterland (2010), produção de Capricci e CAC Brétigny.
​Marie Voignier, Hinterland (2010), produção de Capricci e CAC Brétigny.

A Caixa Cultural São Paulo apresenta entre 02 de agosto e 28 de setembro de 2014, a exposição “Marie Voignier / Olaf Breuning / Christoph Keller – os trópicos”, que através da produção dos artistas Marie Voignier (França), Olaf Breuning (Suíça) e Christoph Keller (Alemanha) toma a narrativa do clássico contemporâneo “Tristes Trópicos”, publicado em 1955, pelo antropólogo Claude Lévi-Strauss (1908-2009), como experiência estética para contextualizar a ânsia da sociedade contemporânea. 

Kimi Nii – Nas nuvens” é uma mostra dos trabalhos da artista plástica e designer japonesa Kimi Nii. As peças em cerâmica têm extrema simplicidade nas formas e desafiam o espaço em uma surpreendente diversidade de encaixes. Os trabalhos incluem duas instalações, uma vertical, batizada “Nas nuvens”, composta de conjuntos de tufos estilizados, com formas arredondadas, dispostas em uma parede; e outra horizontal, com formas inspiradas em montanhas e vulcões, seguindo soluções mais geométricas. Os destaques de sua trajetória ficam por conta dos Donguri, esculturas em formatos de avelãs estilizadas; os Módulos Quadrados, que preenchem mosaicos em painéis fechados e peças que podem ser consideradas as precursoras da instalação “Nas Nuvens”.A mostra “Marie Voignier / Olaf Breuning / Christoph Keller – os trópicos” demonstra um compromisso sócio-político baseado em considerações estéticas, cuja finalidade é estabelecer uma crítica cultural. Composta por vídeo-arte, fotografia, documentário, ensaio e crítica de grande força visual, a exposição gira em torno da experiência do artista, pesquisador e viajante aos ambientes tropicais: as obras permitem um entendimento contemporâneo dos artistas como etnógrafos.

Clóvis Graciano – Arte de Cavalete” traz 30 obras de Clóvis Graciano, artista que é a maior referência do país nas artes de mural. São obras originais e com os mais variados formatos e técnicas, como pequenos desenhos e gravuras, pinturas óleo sobre tela e estudos de óleo sobre papel, além de trabalhos em bico de pena. A coletânea de livros ilustrados pelo artista também faz parte do acervo. Entre 1943 e 1973, Clóvis Graciano dedicou-se às ilustrações, produzindo materiais exclusivos para grandes nomes da literatura e da poesia nacionais, como Jorge Amado, Dorival Caymmi, Castro Alves, Graciliano Ramos. Outro presente para o público que visita a exposição são os 14 desenhos feitos de forma exclusiva para o álbum “Mestres do Desenho”, de Rubem Braga, e que poderão ser vistos agora, de forma inédita.

Marie Voignier / Olaf Breuning / Christoph Keller – os trópicos” apresenta uma leitura do livro “Tristes Tropique”, de Lévi-Strauss, a partir do ponto de vista de uma francesa, um suíço e um alemão. Na publicação, Strauss descreve sua experiência em três viagens ao Brasil, entre 1935 e 1938. Composta por vídeo-arte, fotografia, documentário, ensaio e crítica de grande força visual, a exposição gira em torno da experiência do artista, pesquisador e viajante aos ambientes tropicais: as obras permitem um entendimento contemporâneo dos artistas como etnógrafos.

Serviço

Exposição: “Marie Voignier / Olaf Breuning /  Christoph Keller – os trópicos”
De 02 de agosto a 28 setembro
Caixa Cultura São Paulo
Praça da Sé, 111 – Centro – São Paulo (SP)


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.