“Investir com mais ousadia”

Para Rodrigo Fonseca, 39, diretor de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), o Brasil deu um grande salto em inovação nos últimos anos. Frente à Finep há treze anos, o dirigente aponta que o interesse das empresas em investirem em inovação aumentou, números que são vistos em um recente balanço do Inova 30 dias, novo modelo de análise da instituição que consegue aprovar em um mês projetos destinados à inovação.

Desde que foi lançada, em setembro de 2013, a plataforma soma 200 empresas cadastradas, 370 projetos submetidos e 144 projetos aprovados. Para este ano, a previsão é que a Finep aumente em quase 60% a contratação de crédito voltado à inovação. A projeção da financiadora pública é contratar R$ 10 bilhões até o final de 2014, em comparação a R$ 6,3 bilhões no ano passado.

Em entrevista ao iNOVA!Br, Rodrigo também comenta sobre o recém-lançado Programa Nacional de Plataformas do Conhecimento, que tem como objetivo estimular a pesquisa na área de ciência, tecnologia e inovação com um prazo de dez anos. Ao todo, estão previstas 20 plataformas em diferentes áreas do conhecimento, como agricultura, saúde, defesa, que pretendem reunir lideranças científicas para organizar recursos e desenvolver produtos com o apoio de empresas para lançá-los ao mercado. 

Para ler a entrevista completa, acesse o portal iNOVA!Br, última aposta editorial da Brasileiros editora dedicada ao universo da Ciência, Tecnologia e Inovação. 


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.