Morto há 22 anos, durante uma cirurgia de transplante de coração, o carioca Antônio Carlos Bernardes Gomes, vulgo artístico Mussum, partiu cedo, aos 53 anos de idade, mas, não há dúvida, continua vivo na memória afetiva de milhões de brasileiros. Em tempos de redes sociais, ele também se tornou fenômeno de popularidade para uma geração que sequer viu ser exibido na grade da TV Os Trapalhões, humorístico veiculado pela Rede Globo entre 1977 e 1993.
Malandro astuto, beberrão e notório por acrescentar “is” em quase todas as palavras que dizia, Mussum ainda faz muita gente dar boas risadas com o sem número de memes, que, volta e meia, viralizam nas redes sociais. No Facebook, por exemplo, existem mais de 50 páginas dedicadas a ele. Para grande parte desses fãs mais jovens, no entanto, a faceta de músico do humorista nascido no Morro da Cachoeirinha, na zona norte do Rio de Janeiro, é um tanto desconhecida.
Nesta quinta-feira (7), Mussum completaria 75 anos. Apaixonado pela Estação Primeira de Mangueira, ele exerceu por mais de 20 anos o papel de Mestre de Harmonia da ala das baianas da agremiação carioca. Em sua homenagem, para reverenciar o lado musical deste que foi um dos maiores comediantes do País, selecionamos a seguir cinco álbuns completos, quatro d’Os Originais do Samba, grupo em que ele atuava como ritmista e cantor, e um em carreira solo. Mussum forévis!
Os Originais do Samba (RCA, Victor – 1969)
Os Originais do Samba – Samba é de Lei (RCA Victor, 1970)
Os Originais do Samba – O Samba é a Corda… Os Originais a Caçamba (RCA Victor, 1972)
Os Originais do Samba – É Preciso Cantar (RCA Victor, 1973)
Mussum – Mussum (RCA Victor, 1980)
Veja também excerto do programa MPB Especial, exibido pela TV Cultura em 1972
Deixe um comentário