Agenda: Novo filme de Matthew Barney é exibido no CCBB de São Paulo

Frame do filme " River of Fundament" de Matthew Barney. Foto: Reprodução Youtube
Frame do filme ” River of Fundament” de Matthew Barney. Foto: Reprodução Youtube

Música.Performance, festival em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil, em São Paulo, até 28/08

Em sua quinta edição, o evento reúne múltiplas linguagens, passando pelas artes visuais, o cinema e a dança. O que une as produções é o foco social e político. Localizado no subsolo do CCBB, a mostra Vão da artista paraense Berna Reale faz parte do festival. Também será exibido o filme River of Fundament do estadunidense Matthew Barney. Com duração de mais de cinco horas, o longa-metragem faz um retrato sombrio das contradições da América. Inédito no Brasil, o filme será projetado nos dias 21, 22 e 23/7. O grupo Mamba Negra encerra o evento com a apresentação de um happening no dia 27/8.

"The Physical Mind", Teun Vonk. Foto: Luuk Smits.
“The Physical Mind”, Teun Vonk. Foto: Luuk Smits.

FILE São Paulo 2017, festival em cartaz no Centro Cultural Fiesp até 3/9

Em sua 18ª edição,  o Festival Internacional de Linguagem Eletrônica continua promovendo a interação entre arte e tecnologia. Neste ano, serão apresentados 370 trabalhos – desde instalações interativas, jogos eletrônicos e animações, até gifs e videoartes – produzidos por 339 artistas estrangeiros e 18 brasileiros. Um dos destaques da mostra é a obra Physical Mind do holandês Teun Vonk.  No trabalho, uma pessoa será convidada a se deitar entre dois objetos infláveis, sendo erguida e depois suavemente comprimida entre as curvas dos dois objetos. 

"Fuan", Kengo Kuma. Foto: Divulgação
“Fuan”, Kengo Kuma. Foto: Divulgação

Kengo Kuma – Eterno Efêmero, individual do artista na Japan House, em São Paulo, até 10/9

A segunda mostra organizada no espaço da Japan House apresenta o trabalho do arquiteto japonês Kengo Kuma. Responsável pela reforma do prédio que abriga o centro cultural na Avenida Paulista, Kuma é conhecido por se basear na tradição construtiva japonesa para criar seus desenhos. Seus projetos poderão ser conferidos na mostra, com destaque para as plantas do Estádio Olímpico de Tóquio e a Fuan, uma casa de chá feita a partir de um enorme balão flutuante, coberto por um tecido extremamente leve..
 

"O anjo exterminador", Nelson Leirner. Foto: Divulgação
“O anjo exterminador”, Nelson Leirner. Foto: Divulgação

O anjo exterminador, instalação de Nelson Leirner, em cartaz na Pinacoteca de São Paulo, até 31/7

Feita em 1984 pelo artista paulista Nelson Leirner, a instalação é remontada no Octógono da Pinacoteca. A obra reúne um grande número de estatuetas e bibelôs, alinhados de frente para o outro e separados por uma ponte. O título da obra é uma referência ao filme homônimo do cineasta Luis Buñuel. Segundo o curador da exposição, José Augusto Ribeiro, Leirner é um dos pioneiros a se apropriar do procedimento de acúmulo e distribuição de pequenos objetos, em uma cena que lembra uma procissão.

 

 


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.