Além da crise marca a 6ª Ventosul

Distante do eixo Rio-São Paulo, a 6ª VentoSul – Bienal de Curitiba 2011 ocorre no mesmo período da Bienal do Mercosul, em Porto Alegre, e contribui para consagrar o sul do Brasil como pólo artístico da arte contemporânea. Com o tema curatorial “Além da Crise”, a Bienal exibirá obras de artistas dos cinco continentes, com a curadoria de Alfons Hug e Ticio Escobar, ambos com passagens pela Bienal de São Paulo, Mercosul, Valência e outras. Na co-curadoria, contam com as críticas de arte Adriana Almada e Paz Guevara.

Serão sete meses de programação que inclui palestras, mesas-redondas, exposições, cursos, oficinas, mostra de filmes, performances, interferências urbanas e residências artísticas que ocuparão os principais espaços culturais de Curitiba. A novidade desta edição é que parte das obras será exposta no Museu Oscar Niemeyer (MON).
[nggallery id=14866]

“Além da Crise” foi o tema escolhido para esta edição por se tratar de um conceito crucial do presente. A palavra “crise” merece atenção especial, segundo os curadores, principalmente por parecer onipresente e dominar os discursos em diversas áreas, da economia à cultura. Em grego, krísis significava originalmente “opinião”, “juízo”, mais tarde sinônimo de uma situação problemática de decisão. Isso não quer dizer que a sexta edição da Bienal VentoSul espere que os artistas convidados tenham projetos para enfrentar a crise, nem tratem de expressar seus dramas. A rigor, os artistas devem interpretar artisticamente suas posições diante da crise e alguns poderão até apontar perspectivas e horizontes diferentes.

Entre dezenas de nomes conhecidos e outros que ainda estão despontando, a 6a VentoSul contará com a participação do artista espanhol Josep-Maria Martín, que vive e trabalha na cidade de Barcelona; Cristian Segura, da Argentina; Olaf Nicolai, da Alemanha e Cristina Canale e Nelson Félix, do Brasil. No conjunto, os projetos apontam para novas estratégias de intervenções em estruturas consolidadas. Agora basta conferir.


Instituto Paranaense de Arte
Al. Dr. Carlos de Carvalho, 655 – 19o andar – Curitiba, PR
De 18 de setembro a 20 de novembro


Em sua próxima edição, ARTE!Brasileiros trará a cobertura completa da 6a VentoSul – Bienal de Curitiba



Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.