Um dos arquitetos portugueses mais relevantes da atualidade, João Luís Carrilho da Graça recebe uma exposição no Museu da Casa Brasileira, em São Paulo. A mostra apresenta projetos construídos e não-construídos na capital portuguesa, desde alguns mais conhecidos, como a Escola Superior de Comunicação Social (1987-1993), quanto outros menos famosos, como o plano estratégico do programa Valis (Valorização de Lisboa) e seus projetos que concorreram para os pavilhões de Portugal na Expo’98.
Carrilho da Graça tem a peculiaridade de priorizar o território e sua topografia como suporte de suas obras, característica que é evidenciada na exposição. As obras selecionadas, entre vídeos, projetos e maquetes, mostram como o arquiteto pensa seus projetos a partir de sua “teoria do território”, que relaciona a influência da topografia com os percursos humanos e suas construções.
A mostra já passou por Lisboa, em Portugal e por Bogotá, na Colômbia, entre 2015 e 2016. A curadoria é da arquiteta e colaboradora do escritório Carrilho da Graça, Susana Rato, e da professora e pesquisadora na Universidade de Évora, Marta Sequeira.
Carrilho da Graça
O arquiteto português trabalha em seu próprio escritório desde que se formou, em 1977, na Escola Superior de Belas Artes em Lisboa. Ao conjunto da sua obra foram atribuídos diversos prêmios, como o prêmio Aica (Associação Internacional dos Críticos de Arte) em 1992, a Ordem de Mérito da República Portuguesa em 1999, o prêmio da Bienal Internacional da Luz – luzboa em 2004 e o título de Chevalier des arts et des lettres pela república francesa em 2010.
Graça também é professor convidado no Departamento de Arquitetura da Universidade Autônoma de Lisboa desde 2001 e no Departamento de Arquitetura da Universidade de Évora desde 2005. Foi também Professor convidado na Escuela de Arquitectura da Universidade de Navarra entre 2007 e 2010.
Serviço – Carrilho da Graça: Lisboa
Até dia 19 de março
Museu da Casa Brasileira
Av. Brigadeiro Faria Lima, 2705, Jardim Paulistano, São Paulo
Deixe um comentário