Arte no Atacama

Foto divulgação

Quando colocados em novos contextos e ambientes, artistas podem reagir de modos originais. “Um artista pode ter um olhar muito mais profundo que um turista. Ele consegue enxergar outras camadas além da paisagem”, explica a crítica e curadora Alexia Tala. Foi com essa ideia em mente que a chilena concebeu a Plataforma Atacama, projeto independente que convida artistas para criarem a partir de residências em locais afastados.

Os dois primeiros artistas participantes, Hamish Fulton e Marcelo Moscheta, conceberam seus trabalhos a partir de vivências no deserto do Atacama (Chile), onde está sediada a Plataforma. Mas a ideia é que as residências possam se dar também em outros lugares, sempre fora das cidades. “As grandes cidades são muito genéricas, tem as mesmas estruturas, as mesmas lojas, e uma vida muito ativa. Em lugares afastados, onde não costuma haver artistas, a coisa fica mais interessante tanto para eles quanto para a comunidade local”, diz Tala.

Colaboradora de revistas de arte e curadora de eventos como o Focus Brasil (Chile, 2010) e a 8ª Bienal do Mercosul (Brasil, 2011), Alexia Tala já desenvolve há algum tempo trabalhos que relacionam arte e lugar. No caso da Plataforma Atacama, criada em 2012, a escala é ainda pequena, mas deve crescer com o tempo. “A ideia principal é que seja um espaço de troca e de se conectar com o lugar. O ideal é que tenha também projetos coletivos, porque a troca entre artistas pode ser muito rica”, diz ela. “Mas por enquanto ainda é difícil, porque sou curadora, diretora, motorista… tudo”, brinca.

No momento, tanto Fulton quanto Moscheta expõe os resultados de seus trabalhos em São Paulo; o primeiro na Galeria Nara Roesler, o segundo na Leme. O próximo artista convidado é Caio Reisewitz. Os trabalhos devem resultar também em livros, o que já foi concretizado no caso da pesquisa de Fulton. Para a ampliação do projeto, que idealmente deve organizar cerca de cinco residências por ano, Tala busca novos parceiros e patrocinadores. Mas a ampliação não deve descaracterizar a “escala humana” da Plataforma. “O projeto veio de uma iniciativa pessoal minha, de fazer um projeto onde eu possa trabalhar de perto com artistas que admiro”.

Atacama-1234567, Hamish Fulton
Quando:
até 1 de junho
Onde:
Galeria Nara Roesler, Avenida Europa, 655

1.000 km, 10.000 anos, Marcelo Moscheta
Quando:
até 8 de junho
Onde:
Galeria Leme, Av. Valdemar Ferreira, 130


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