arteBA reúne 82 galerias e 500 artistas latino-americanos

Desde quarta-feira (21), a cidade de Buenos Aires recebe convidados ávidos pelas novidades da 23º edição de arteBA, uma das mais antigas e tradicionais feiras de arte da América Latina. 

Este ano, a feira reúne 82 galerias e 500 artistas latino-americanos. A curadoria das obras e apostas foi feita pelo comitê formado por Sonia Becce, curadora independente argentina; Eduardo Brandão, um dos fundadores da Galeria Vermelho (SP); Henrique Faria, galerista de Henrique Faria Fine Art (NY e BsA); e Orly Benzacar, galerista de Ruth Benzacar (BsA). 

Horas antes da abertura para convidados, na quarta-feira (21) Marcius Galan – artista brasileiro convidado junto de Cildo Meireles (ambos da Galeria Luisa Strina) – ainda trabalhava na sua obra, “Distância Variável”. Galan aguardava a chegada de moedas de cinco centavos vindas de diferentes bancos da cidade. 

 

Nas prévias da abertura para o público, foi divulgada a nomeação do novo diretor artístico do Malba – Fundación Costantini. Assume o cargo o curador e historiador espanhol Agustín Pérez Rubio, que trabalhou primeiro como Curador Chefe e depois como Diretor Criativo no Museu de Arte Contemporâneo de Castilla y León de Espanha (MUSAC) durante os últimos dez anos.

Pérez Rubio cuidará tanto da coleção de mais de 600 peças que compõem o acervo do museu, das novas aquisições assim como do programa de exposições, de publicações e extensão cultural.

A arteBA reúne, todos os anos, cerca de 100 mil visitantes. Os pavilhões Azul e Verde da “Rural” (no bairro de Palermo) abrem nesta sexta-feira (23) e para tentar responder às necessidades distintas de galerias, museus, colecionistas e público geral – desafio comum das feiras de arte – a arteBA oferece o espaço do Open Forum, onde serão realizados debates sobre os espaços independentes e a agenda artística; o instrumental de um museu de arte; e a prática ativa do colecionismo.

Acompanhe por aqui a cobertura do evento feita pela ARTE!Brasileiros.

Serviço
arteBA – de 23 a 26 de maio

La Rural – Pavilhões Azul e Verde – 
Avenida Sarmiento 2704, Buenos Aires
Entrada geral: $90
Mais informações.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.