ARTE!Brasileiros seleciona as exposições da semana


news-arte-29a
Frame do vídeo “Exland” (2013) de Mihai Grecu

OLHO vídeo art cinema, mostra internacional de videoarte| De 29/09 a 2/10 na Cinemateca, São Paulo | De 6/10 a 8/10 no Cine 104, Belo Horizonte | De 17/10 a 19/10 na Cinemateca do MAM, Rio de Janeiro

A segunda edição da mostra OLHO video art cinema apresenta uma seleção de filmes de artistas hoje relevantes para a Arte Contemporânea. Ana Vaz, Anri Sala, Letícia Ramos e Mihai Grecu são alguns dos nomes que participam da exibição. Com curadoria de Alessandra Bergamaschi e Vanina Saracino, o evento trasz 16 títulos que abrangem o período de produção dos autores entre os anos de 2003 e 2016 e refletem sobre o estatuto da obra de arte a partir da imagem em movimento.

news-arte-29b
Obra da série “Caixa d’água” de Laerte Ramos. Foto: Divulgação

Forma de Reúso, Blau Projects, São Paulo, de 1/10 a 5/11

A exposição apresenta 70 obras inéditas do artista paulista Laerte Ramos. São trabalhos de cinco séries diferentes, a maioria de cerâmica, resultado de anos de pesquisa do artista, bem como de uma recente residência artística realizada na cidade de Jingdezhen, na China, conhecida como a “capital da cerâmica”. Um dos destaques é a série Estruturas, composta por 50 peças de cerâmica inspiradas em xilogravuras feitas pelo artista em 1999.

news-arte-29c
“par cmcfdh” (2015), Flávio Samelo. Foto: Divulgação


Imagem Mental, individual de Flávio Samelo na Galer[it], nova galeria itinerante da Baró, São Paulo. Até 26/10

A partir de 1/10, a Baró inaugura a Galer[it], espaço anexo à galeria, montado em uma estrutura móvel, que contará com performances e exposições temporárias. Junto à abertura, será inaugurada a mostra Imagem Mental do artista Flávio Samelo. Ele apresenta um mural de aproximadamente 9 metros de altura por 6 metros de largura na parede ao lado da Galer[it], além de seis obras em seu interior. A mostra é fruto de uma longa pesquisa de 13 anos do artista, em que ele procura expandir conceitos, formatos e usos da fotografia. 

news-arte-29d
Fotografia “Triângulos semelhantes” de José Oiticica Filho

Moderna para Sempre- Fotografia Brasileira na Coleção Itaú Cultural, Paço Imperial, Rio de Janeiro, até 20/11

A exposição apresenta 135 obras do acervo de fotos modernistas do Itaú Cultural, incluindo três inéditas, recém-adquiridas pelo instituto – Sem Título (1950), de Eduardo Salvatore, Sem Título (s.d.), de Marcel Giró e Elos (1950), de Mario Fiori. Os trabalhos são assinados por 32 artistas que pertenceram ao movimento fotoclubista brasileiro, lançado no final da década de 1930, em São Paulo. Todas as obras de autoria deles, nesta exposição, remontam aos anos 1940 e 1970, quando na esteira do modernismo europeu e americano, fotógrafos brasileiros entraram na discussão sobre os limites da arte fotográfica.

news-arte-29e
“Castigo imposto aos negros”, Jean Baptiste Debret. Foto: Divulgação


A Missão Artística Francesa no Brasil e Seus Discípulos
,  Pinakotheke Cultural, Rio de Janeiro, até 26/11

A exposição comemora o bicentenário da chegada Missão Artística Francesa (1816-2016) no Brasil. Com curadoria de Maria Eduarda Marques e Max Perlingeiro, a mostra reúne pinturas, desenhos, gravuras esculturas, documentos, além de peças de numismática. São obras raramente vistas, produzidas por artistas que integraram a Missão, seus discípulos e também de seu antecessor Nicolas Poussin. Jean Baptiste Debret, Marc Ferrez e August Muller são alguns dos artistas presentes na exposição.

news-arte-29f
“Impenetrabilidade”, grupo EmpreZa. Crédito: Miguel Ângelo/CNI

Mostra do 5º Prêmio CNI SESI SENAI Marcantonio Vilaça, Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães, Recife, até 27/11

O Prêmio CNI SESI SENAI Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas encerra a 5ª edição na cidade de Recife. Os cinco vencedores do prêmio – Berna Reale (PA), Gê Orthof (DF), Grupo EmpreZa (GO), Nicolás Robbio (SP) e Virgínia de Medeiros (BA) – terão as obras expostas no Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (MAMAM), encerrando a etapa itinerante da exposição.Também estarão expostas nesse mesmo período as obras da homenageada dessa edição, a artista Amelia Toledo

news-arte-29g
“Faces” (2015), Jorge Barata. Foto: Divulgação

A Máquina do Mundo, coletiva traz obras de artistas como Leda Catunda e Mauro Piva na z42 arte, Rio de Janeiro, até 18/12

A exposição A Máquina do Mundo marca a inauguração da z42 arte, novo espaço cultural do Rio de Janeiro. Com curadoria de Sérgio Mauricio Manon e Clara Reis, a mostra traz 26 obras, dentre esculturas, fotografias, pinturas e instalações, de artistas como João Castilho, Jorge Barata, José Bechara, Leda Catunda e Rodolpho Parigi. O nome da exposição surgiu do poema de Drummond e também do capítulo que leva o mesmo nome em Os Lusíadas, de Camões.

news-arte-29h
Oscar Niemeyer. Foto: Divulgação


Oscar Niemeyer: Vida e Obra – Arquitetura é invenção, Museu Oscar Niemeyer, Curitiba, até 29/01/2017

A mostra é uma homenagem à obra de Oscar Niemeyer, um dos maiores arquitetos do Brasil.A exposição apresenta os principais projetos assinados por ele, inclusive os que ainda não foram lançados. Também serão exibidos os destaques de sua carreira, com cenografias e croquis (plantas) de suas principais obras, todas disponíveis em dez experiências interativas que apresentam as fases da arquitetura de Niemeyer, os diferenciais de sua obra e sua visão humanista.

 


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.