Cinema Lascado, individual de Giselle Beiguelman na Caixa Cultural, São Paulo, de 16/7 a 25/9
A exposição Cinema Lascado faz um recorte dos últimos 10 anos de produção da artista e pesquisadora Giselle Beiguelman, um dos principais nomes nacionais e internacionais de artemídia. Sob curadoria de Eder Chiodetto, a mostra é composta por vídeo instalações, projeções e 22 imagens inéditas, resultantes de suas pesquisas sobre imagem digital, estéticas da obsolescência tecnológica e paisagens urbanas arruinadas
Histórias curtas, individual de Laura Belém na Athena Contemporânea, Rio de Janeiro, de 19/7 a 21/8
Em Histórias curtas, a artista Laura Belém apresenta duas séries inéditas para a exposição, que inclui peças de escultura e colagens. Ao visitar uma das tradicionais oficinas de pedra sabão nas proximidades de Ouro Preto (MG), a artista encontrou várias peças que haviam sido descartadas pelos artesãos, por estarem inacabadas ou quebradas. Na exposição, Belém apresenta o resgate dessas peças, numa reflexão sobre a passagem do tempo.
A Emergência do Contemporâneo: a Vanguarda no Japão 1950-1970, Paço Imperial, Rio de Janeiro, até 28/8
A mostra apresenta, pela primeira vez no Brasil, o panorama da arte de vanguarda no Japão, de 1950 a 1970, e enfoca artistas cujas práticas marcaram a transição da pintura ao tridimensional, a performance e a arte conceitual. A exposição reúne fotografias, filmes e documentos históricos, contando com obras de artistas como Tatsuo Ikeda, Hiroshi Nakamura, Katue Kitasono e Seiichi Niikuni, e Yoko Ono.
Turmoil, individual de Pablo Ferretti na Galeria Mamute, Porto Alegre, de 15/7 a 28/10
A Galeria Mamute, em Porto Alegre, inaugura a exposição Turmoil, com um conjunto de pinturas a óleo de Pablo Ferretti. Com curadoria de Bernardo José de Souza, a exposição trata de questões de controle e processos de transformação do que se torna abstrato e o que se apresenta como figuração. São visíveis gestos de ruptura, como forma de manter abertas as possibilidades da pintura.
Potlatch: Trocas de Arte, Sesc Belenzinho, São Paulo, até 7/8
A exposição começa com a sala praticamente vazia. Os interessados devem se inscrever para conversas sobre arte com os curadores do projeto. Para participar da conversa, o visitante deve doar um objeto a sua escolha – todos os objetos entregues são aceitos, de acordo com a capacidade do espaço. Ao final de cada dia de conversas, os objetos passam a integrar a exposição. Enquanto as conversas e os objetos se acumulam, a sala fica aberta à visitação até seu encerramento.
Vetoriais e Resultantes, Baró Galeria, unidade do Jardins, São Paulo, até 20/8
Em cartaz na Baró Galeria, a exposição coletiva Vetoriais e Resultantes apresenta trabalhos tridimensionais criados recentemente pelos artistas Almandrade, David Medalla, Iván Navarro, Lourival Cuquinha, Tatiana Trouvé e Túlio Pinto.
Transborda Brasília – Prêmio de Arte Contemporânea,Caixa Cultural, Brasília, até 21/08
A segunda edição do Transborda Brasília – Prêmio de Arte Contemporânea ocupa a Galeria Vitrine da Caixa Cultural. Foram selecionados vinte artistas dentre quatrocentas inscrições. A comissão julgadora foi formada por Agnaldo Farias, Divino Sobral Fernanda Lopes, Marilia Panitz e Moacir dos Anjos. Participam da mostra artistas, provenientes do Distrito Federal, como Bárbara Mangueira, Cecilia Bona e Virgílio Neto.
Deixe um comentário