Desde o começo da semana um grupo de artistas e profissionais das artes visuais vinha se articulando através do Facebook para redigir colaborativamente uma carta pública de posicionamento a respeito do atual contexto político brasileiro. O documento denuncia a ação jurídico-midiática em curso que ameaça as garantias constitucionais de um estado de direito, considerando inadmissível a destituição de um governo eleito democraticamente sem a observância das devidas disposições legais. Defende ainda, uma reforma política democrática e verdadeira, bem como o combate à corrupção apartidário e não seletivo.
O manifesto que foi analisado por juízes, advogados e juristas antes de ser tornado público, foi publicado com abaixo-assinado de 554 profissionais das artes de diversos lugares do Brasil. Antes de ser entregue ao Congresso Nacional e a Comissão do Impeachment, para quem esta dirigido, a campanha esta recolhendo mais assinaturas através do site Avaaz: https://goo.gl/y40jnf
Leia a íntegra da carta:
Nós, artistas e profissionais que atuamos no campo das artes visuais no Brasil, vimos denunciar e declarar nosso repúdio às tentativas de ruptura da ordem democrática ora em curso no Congresso Nacional, articuladas através de uma ação jurídico-midiática de caráter inconstitucional. Nós nos posicionamos veementemente contra as perseguições político ideológicas, incitação ao ódio e violação dos direitos civis.
As artes visuais constituem um campo fundamental de produção de reflexão por meio de linguagens plásticas, visuais e performáticas, capazes de intervir criticamente na sociedade. Os diversos profissionais e instituições que exercem atividades ligadas às artes visuais,
abaixo assinados, vêm afirmar a importância do estado de direito para a manutenção e ampliação dos avanços sociais e institucionais conquistados desde a redemocratização do país.
É inadmissível a destituição, sem a observância das devidas disposições constitucionais, de um
governo legitimamente eleito pela maioria do povo brasileiro. E é especialmente inadmissível a gestação de condições propícias à perpetração da violência e do arbítrio contra as liberdades individuais garantidas por nossa constituição. Defendemos uma reforma política democrática e verdadeira, bem como o combate à corrupção apartidário e não seletivo.
Veja também: Artistas divulgam vídeo contra o golpe, a favor da democracia
Deixe um comentário