Terminou este domingo, 08 de setembro, a terceira edição da ArtRio. A feira que tomou o Píer Mauá, recebeu um público total de 52 mil pessoas e contou com a presença de 106 galerias nacionais e internacionais. “Acredito que conseguimos transformar os armazéns do Píer Mauá em grandes celeiros culturais, um território sem fronteiras totalmente dominado pela arte”, fala Luiz Calainho, um dos realizadores do evento.
A ArtRio deu destaque a grandes artistas brasileiros como Beatriz Milhazes, Adriana Varejão, Nelson Leiner, Cinthia Marcelle, Maria Nepomuceno e Vik Muniz. Entre as galerias que participaram da feira estavam Fortes Vilaça, Luisa Strina e Anita Schwartz. Este ano, estrearam na feira importantes nomes internacionais como Gladstone, Massimo de Carlo, Pace e Victoria Miro, além de galerias internacionais já tradicionais no evento como Gagosian, White Cube e David Zwirner.
A mostra é realizada por quatro sócios: Brenda Valansi, Elisangela Valadares, Alexandre Accioly e Luiz Calainho e recebe patrocínio do Bradesco. Este ano, o público pôde conferir obras de artistas consagrados como Picasso, Calder, Yayoi Kusama, Lucio Fontana, Sarah Morris e Anish Kapoor. Foram realizadas uma série de mudanças entre elas o número de ingressos vendidos foi reduzido e a venda antecipada.
O trabalho da ArtRio acontece durante o ano todo, através da atualização do portal do evento que publica informações sobre o mundo das artes. A iniciativa visa divulgar o trabalho de artistas do Rio de Janeiro e do mundo e assim construir um público cativo de arte e cultura no País.
A próxima edição do evento acontecerá entre os dias 10 e 14 de setembro e a produção começará nos próximos meses quando a organização da ArtRio começar a receber as fichas de inscrição das galerias.
Deixe um comentário