Comunidade artística pede liberdade para Tania Bruguera

A  cubana Tania Bruguera, durante apresentação da performance "Autossabotagem" (2009)/Foto: www.taniabruguera.com
A cubana Tania Bruguera, durante apresentação da performance “Autossabotagem” (2009)/Foto: www.taniabruguera.com

Diversos membros da comunidade artística internacional assinam uma carta veiculada na internet, na noite de segunda-feira (13), e endereçada ao “General Raúl Castro, Presidente da República de Cuba”, criticando a apreensão do passaporte da performer cubana Tania Bruguera, que aconteceu no dia 2 de janeiro, e que foi precedida pela detenção da artista em três ocasiões. Desde então, Bruguera aguarda, em prisão domiciliar, o julgamento relativo a três processos instaurados pelas autoridades cubanas contra ela, referentes à tentativa de apresentação de sua performance Sussurro de Tatlin #6 na Praça da Revolução, em Havana.

Performance "Sussurro de Tatlin #6", de Tania Bruguera/Foto: www.taniabruguera.com
Performance “Sussurro de Tatlin #6”, de Tania Bruguera/Foto: www.taniabruguera.com

Na performance, Bruguera monta um palco com microfone aberto ao público, e os participantes têm um minuto para falar sobre qualquer assunto. Homens fardados colocam uma pomba nos ombros das pessoas, numa alusão à famosa fotografia de Fidel Castro em seu discurso de vitória da Revolução Cubana, após a destituição de Fulgencio Batista, em 1959.

Fidel Castro, durante discurso após o golpe de 1959/Efe/Granma

Fidel Castro, durante discurso após o golpe de 1959/Efe/Granma

Entre os signatários da carta, intitulada Pelo Direito à Livre Expressão, estão o brasileiro Marcelo Araujo, Secretário de Cultura do Estado de São Paulo, a venezuelana Julieta González, curadora-adjunta de arte moderna e contemporânea do Masp; o argentino Agustín Pérez Rubio, diretor artístico do Malba, em Buenos Aires; e o nigeriano Okwui Enwezor, curador da 56ª Bienal de Veneza, que começa no início do mês que vem.

Com versões em espanhol e inglês, a carta lembra que a performance já foi apresentada ao público anteriormente, inclusive em Cuba, e que não há “dúvidas sobre seu valor artístico”. “Por isso, ao adotar medidas legais contra Bruguera, seu governo está negando à arte a liberdade que ela conquistou historicamente com grande esforço”, diz o texto, que pede a suspensão de todos os processos contra a performer, assim como daqueles contra seus colegas Angel Santiesteban e Danilo Maldonado “El Sexto”, que estão ou presos ou prestes a sê-los, “por exercitar seu básico direito humano de livre expressão”.

Tania Bruguera é uma das convidadas, ao lado de Marina Abramovic e Laurie Anderson, entre outros, da Primera Bienal de Performance, que acontece na Argentina, entre os dias 27 de abril e 7 de junho. “Convidar a artista cubana Tania Bruguera é uma forma contundente de expressar nosso apoio. Nós a esperamos em Buenos Aires”, afirmou Graciela Casabé, diretora da Bienal, em um comunicado de imprensa do dia 9 de março.

Leia a íntegra da carta:

Pelo Direito à Livre Expressão


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.