Caderno Sesc_Videobrasil investiga ecos da história africana na arte

Já está à venda a décima edição do Caderno Sesc_Videobrasil, cuja edição é assinada por Elvira Dyangani Ose, espanhola residente na Inglaterra, curadora da Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Gotemburgo (2015), na Suécia, e ex-curadora de arte internacional da Tate Modern, de Londres.

Com o tema Usos da Memória, a publicação bilíngue (português e inglês) teve coordenação editorial de Teté Martinho e projeto gráfico de Daniel Trench + Celso Longo, e reúne textos de importantes artistas e pesquisadores de países africanos ou da diáspora, que se debruçam sobre a história como foco da arte, em especial o contexto da massiva descolonização da África ocorrida entre as décadas de 1950 e 1970.

Entre os autores está Theo Eshetu (Reino Unido/Etiópia), videoartista radicado em Berlim, na Alemanha, que começou a carreira nos anos 1970 como fotógrafo de grandes astros, entre eles David Bowie e Andy Warhol. A partir da década seguinte, começou a trabalhar com arte e mídias eletrônicas, tendo exposto na Bienal de Veneza, Tate Britain e no Stedelijk Museum, entre outros. No Caderno Sesc_Videobrasil 10, Eshetu contribui com imagens e relatos pessoais ligados à história política, à cultura e à religiosidade etíopes.

Veja abaixo uma galeria de imagens da publicação, parceria da Associação Cultural Videobrasil com as Edições Sesc São Paulo:

Serviço – Caderno Sesc_Videobrasil 10: Usos da Memória (R$ 56,00 – 144 págs.)

Livraria Virtual do Sesc
Livraria da Vila – Rua Fradique Coutinho, 915, Vila Madalena – (11) 3814.5811


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.