O curador Eder Chiodetto anunciou a escolha da obra Arte à Mão Armada, da paulistana Carmela Gross (1946), para integrar o Clube de Colecionadores de Fotografia do Museu de Arte Moderna (MAM) de São Paulo. Carmela completa a seleção de 2015, que inclui ainda Berna Reale (PA), o coletivo Garapa (SP), Paulo Bruscky (PE) e Waltercio Caldas (RJ).
Ao justificar sua escolha, Chiodetto ressalta que Carmela Gross tem uma vertente de caráter mais político e contestatório no escopo de seu trabalho. A obra escolhida, diz ele, é um comentário sobre a maneira como o mercado de arte “dá as cartas” de forma invasiva na produção de muitos artistas.
“Mas, a frase também pode ser entendida como um chamamento: ‘armem-se, artistas!’”, pondera o curador. “Ou seja, tenham atitude para reverter isso. O artista deve, por natureza, nadar contra a corrente”.
Chiodetto aponta que, com seu formato de placa de rua, a criação de Carmela parece um aviso de caráter público. “A arte sempre foi patrocinada por mecenas. Logo, ela tem de se questionar constantemente entre ser a expressão legítima de um autor e de uma mercadoria”, diz. “É nessa ferida que a artista toca agora. Num momento de recrudescimento do mercado de arte”.
Outras áreas
Criado em 1986, o Clube de Colecionadores do MAM paulista é uma iniciativa anual, que visa incentivar o colecionismo de arte brasileira contemporânea. As obras escolhidas são produzidas com tiragens de 118 exemplares – 100 para os sócios, duas para o acervo do MAM, dez para o artista, três para os curadores e três para o próprio clube.
O MAM já havia anunciado os nomes selecionados nas áreas de design (Alfio Lisi, Mauricio Arruda, NeuteChvaicer, Paulo Alves e Rodrigo Ambrósio), que tem curadoria de Marcelo Rosenbaum, e de gravuras (Lourival Cuquinha, Nazareth Pacheco, Nino Cais e Sérvulo Esmeraldo), a cargo de Cauê Alves. Mais informações no site do MAM.
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